Foto: As redes sociais do acusado foram desativadas |
A Polícia Civil de Aquidauana, apura uma nova denúncia de abuso sexual contra uma aluna do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.
Conforme informações do site O Pantaneiro, a diretora-geral do IFMS, Hilda Romero, afirmou que a instituição já tomou conhecimento do fato e está colaborando com as investigações da Polícia Civil.
Hilda Romero explicou ainda, que as câmeras da instituição foram encaminhadas para os investigadores e a direção está colaborando de maneira integral para a apuração das denúncias.
Além do trabalho da Polícia, o caso esta sendo acompanhando pelo IFMS, que instaurou um processo administrativo para apuração das denúncias. Como forma de conscientizar a comunidade universitária para a importância da denúncia, a diretora tem realizado reuniões com o quadro docente, estudantes e equipes terceirizadas.
NOVA DENÚNCIA
Em relação ao pedido de informações sobre uma nova denúncia de importunação sexual que teria ocorrido nas dependências do Campus Aquidauana do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), a instituição informa:
Na sexta-feira, 28 de abril de 2023, a mãe de uma estudante do Campus Aquidauana do IFMS procurou a Direção-Geral da unidade para denunciar um suposto caso de importunação sexual envolvendo o professor contratado que, no dia anterior, havia sido preso em flagrante pela Polícia Militar sob suspeita do mesmo crime, e com base em imagens gravadas por câmeras do circuito interno de segurança.
Após acolher a denúncia, a Direção-Geral do Campus Aquidauana do IFMS entrou em contato com a Delegacia da Mulher, que orientou a mãe da estudante a registrar o boletim de ocorrência contra o professor. Imagens do circuito interno de segurança que teriam registrado o suposto caso de importunação sexual foram enviadas pela Direção-Geral do IFMS à Delegacia da Mulher, que investiga a nova denúncia.
Diante da primeira denúncia, o professor em questão – que havia sido contratado por meio de processo seletivo - foi imediatamente afastado das atividades no IFMS. O extrato da rescisão do contrato administrativo foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) dessa terça-feira, 2 de maio de 2023.
Desde dezembro de 2021, o IFMS possui a Política de Prevenção e Enfrentamento aos Assédios Moral e Sexual, que dispõe sobre prevenção, acolhimento do (a) denunciante, registro e trâmites de denúncias da prática de assédios no âmbito da instituição.
A Comissão Permanente para Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual do Campus Aquidauana tem acompanhado os casos, seja com o acolhimento das estudantes e seus familiares, bem como com o auxílio nos encaminhamentos da Direção-Geral da unidade.
VIDA NA INTERNET
Nas redes sociais o criminoso, que ainda não terá a identidade revelada, por causa das investigações, diz que é "Servo do Senhor" e "Veterano da FA" (Forças Armadas), além de confirmar que também atua como professor do IFMS.
Foto: print do instagram do acusado |
IMPORTUNAÇÃO SEXUAL
É reconhecido no ordenamento jurídico brasileiro como importunação sexual. Ou seja: “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou de terceiro”. Trata-se de uma prática criminosa incluída há cerca de cinco anos no Código Penal pela Lei nº 13.718.
O Jornal A Princesinha News acompanha o caso e promete uma reportagem exclusiva sobre o caso. Nos próximos dias o material vai ao ar na página oficial do portal de notícias.
DENUNCIE
Delegacia de Aquidauana : R. Luís da Costa Gomes, 555 - Vila Cidade Nova, Aquidauana
DAM de Aquidauana: Endereço: R. Francisco de Castro, 730 - Guanandy, Aquidauana - MS
*Jornal A Princesinha News*