Publicidade

AQUIDAUANA: "VELHO OESTE" UMA PAIXÃO DE PAI PARA FILHO QUE ENVOLVE AMIZADE, SOLIDARIEDADE E SAUDADE

Foto: Roberto ao lado do pai Demitry

Quando a gente ouve falar do nome "Velho Oeste", logo imaginamos diversos filmes de bang-bang italianos (Western Spaghetti) e americanos (Faroeste).

Quem vive em Aquidauana e ouve falar em Velho Oeste, não só lembra de filmes, mas também lembra de carros antigos que fizeram grandes sucessos nos anos 60, 70, 80 e 90. 

Muito pouco lembrada pela mídia local, a Equipe de relíquias de Aquidauana Velho Oeste, apesar de não ter patrocinadores ou apoio da prefeitura e muito menos do estado, tem ajudado pessoas carentes do município através de ações solidárias.

Foto: Equipe reunida

O grupo sempre foi unido e pelo incrível que pareça, não tem membros somente em Aquidauana, mas sim em vários cantos do estado de Mato Grosso do Sul.

Foto: Membros do Velho Oeste após carreata 

O Jornal A Princesinha News entrou em contato com Roberto Zuewsky, um dos responsáveis pelo Velho Oeste, que nos contou detalhes sobre o início da equipe.

O velho Oeste foi criado em 2015 pelos meus amigos Adriano e Anderson Cirilo, e logo chegou em Aquidauana no ano de 2016, mês do aniversário da cidade. Eu fui escolhido para ser um administrador, responsável para convidar pessoas apaixonadas por fuscas, kombi, chevette e outros a entrarem na equipe. No início do grupo era somente eu e meu filho Luiz Sérgio aqui na cidade. Alguns anos depois que foi chegando mais pessoas para somar conosco,

 comentou Roberto.


A turma também tem um mascote que os acompanha em todos os eventos de carros antigos no estado, um Ford Landau, que na verdade se transforma em uma churrasqueira.

Foto: Rapaziada ostentando com o Ford Landau

E neste ano não será diferente o "Landauzão vermelho" estará presente no encontro de carros que acontecerá no mês de junho, em Aquidauana. Já é a 6º vez que o Velho Oeste participa do evento.

Foto: Preparação do churrasco no capô do Landau

SOLIDARIEDADE

Logo quando a equipe começou a ganhar membros, iniciou-se também o trabalho de ação solidária para ajudar as pessoas carentes de Aquidauana, entregando cestas básicas, agasalhos, fazendo doação de sangue e até mesmo campanha de doação de medula óssea.

Foto: Velho Oeste Aquidauana

UMA EQUIPE PARA TODAS AS IDADES

Apesar de ser uma equipe que envolve veículos, não existe limitação de idade para ser um membro, ou seja, se uma pessoa é menor de idade e quer ser membro, as portas estarão abertas e será muito bem-vindo(a). Sobre a carteira de habilitação, não se preocupe, porque sempre haverá um fusquinha com o banco do carona vazio.

Foto: Fusquinha durante o aniversário de Aquidauana

SAUDADES 

Roberto sempre se emociona quando fala do pai, uma pessoa que ajudou  e incentivou no início da equipe.

E nisso meu pai também entra na história, ele sempre gostou dos carros antigos, ele mexia com qualquer carro na verdade, mas não tínhamos ferramentas apropriadas para os carros muito modernos, mas mesmo assim meu pai se aperfeiçoou e estudou certinho e mexeu com carros até o último dia de vida dele. Mas a grande paixão dele mesmo era mexer com os antigos, dava gosto nele. Ele me ajudou muito a consertar os automóveis eu tinha outro emprego mas sempre que eu tinha um tempo eu vinha para a oficina e ele me ensinava a mexer,

 disse Roberto ao lembrar do velho pai.

Foto: Seo Dimes ao lado do filhão Roberto

Dimitry Zuewsky tinha 85 anos e era o mais velho da turma, ele partiu no dia 13 de julho de 2022, deixando muitas saudades.

Foto: Demitry durante conserto de um fusca

"Seo Dimes" era "fera" em mecânica, principalmente de relíquias. Muitas pessoas falavam que ele dava o diagnóstico do carro ao ouvir o som do motor e era raro não acertar o problema.

Foto: Bate papo entre pai e filho 

Demitry era pai de Roberto, ele passou mal em casa, foi encaminhado para o Hospital de Aquidauana, mas devido a gravidade teve que ser transferido para Campo Grande e infelizmente sofreu um infarto no percurso. A sua morte comoveu a população de Aquidauana, principalmente os mais velhos,  porque além de ter sido um mestre em mecânica, muitas pessoas procuravam o Seo Dimes para dar um "jeito na coluna", porque ele também era um especialista em quiropraxista ou osteopata.

Foto: Luiz Sergio (Neto), Roberto (Pai) Dimis (Avô)

O clube continua firme e forte na cidade e agora com a nova geração que segue o legado de Demitry, que sempre ajudou as pessoas e levou alegria aos amantes de carros antigos.

Foto: Equipe reunida durante aniversário de Demitry

Quem quiser conhecer a galera do Velho Oeste, a sede do clube fica localizada na Rua Roberto Scaff, n. 383, Bairro Alto, próximo a Av. Pantaneta em Aquidauana. No local também funciona uma oficina mecânica.

*Jornal A Princesinha News* 



Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade

Publicidade