Publicidade

HOMEM "DÁ DE CARA" COM LOBO-GUARÁ NO CENTRO DE AQUIDAUANA NA MADRUGADA DESTA TERÇA-FEIRA (23)

 

Foto: Animal atravessando a rua Estevão Alves Corrêa

Na noite desta terça-feira (23), um homem que estava a caminho da academia teve um encontro inusitado no centro de Aquidauana.

Conforme apurado pelo Jornal A Princesinha News, o Policial Penal Vinícius da Silva Correia,37 anos, estava indo para a academia em sua bicicleta por volta das 4h00 da madrugada, entre as ruas Estevão Alves Corrêa com a Sete de Setembro, quando deu de frente com um  Lobo-guará.

Imagina o susto encontrar um lobo

Por causa da claridade, não foi possível capturar uma foto mais nítida do animal transitando pelas lajotas da cidade, mas o homem confirma que se tratava de um lobo.

Uma amiga de Vinícius, identificada apenas como Beth, disse ao Jornal que é corriqueiro encontrarmos outros animais dentro cidade, mas desse tipo não.

"Já vi jacaré, já vi tamanduá e já vi tatú, mas Lobo-guará é a primeira vez", comentou 

Apesar do susto o animal ao ver o homem, ficou tranquilo e seguiu sua caminha "de boa" pelas calçadas do centrão de Aquidauana.

LOBO-GUARÁ NO PANTANAL

O lobo-guará apresenta hábito de vida solitário, sendo encontrado formando casais apenas na época reprodutiva e durante o cuidado parental. Apresenta grande importância ecológica, sendo um importante dispersor de sementes. Importante símbolo do Cerrado, essa espécie hoje sofre com a destruição de seu habitat.

Foto: Escola Brasil

O lobo-guará é um animal com hábito, principalmente, crepuscular-noturno. É solitário e, apesar de ser denominado um lobo, não é feroz, como os famosos lobos-cinzentos. Os lobos-guarás atacam raramente e apenas quando se sentem ameaçados, preferindo, geralmente, manter-se longe dos seres humanos. Eles marcam seu território utilizando fezes e urina e também são capazes de vocalizar para comunicarem-se com parceiros e filhotes, sendo uma das funções dessa vocalização a localização dentro do território.

Foto: Brasil Escola

O lobo-guará, diferentemente do que muitos imaginam, não se trata de um animal carnívoro e sim onívoro, alimentando-se, portanto, de animais e vegetais. Dentre os alimentos que fazem parte de sua dieta, incluem-se artrópodes, vertebrados de pequeno e médio porte, como roedores e algumas aves, e frutos, como o araticum e a lobeira, também conhecida como fruta-do-lobo e tida como um dos seus alimentos favoritos.

Vale salientar que o lobo-guará apresenta grande importância como dispersor de sementes. No caso da lobeira, por exemplo, observa-se que a passagem da semente pelo seu trato digestório favorece a sua germinação.


Por Francis Leone - Jornal A Princesinha News


Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade