Publicidade

Dois casos suspeitos de Febre Maculosa são acompanhados em Aquidauana

Foto: Arquivo 
A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, informa que no dia de hoje, 29/06/2023, o município encontra-se com dois casos SUSPEITOS de Febre Maculosa.

As equipes das unidades de saúde que são responsáveis pelas duas pacientes, juntamente com a Vigilância Epidemiológica Municipal estão monitorando e, também, seguindo todo o protocolo a respeito dos cuidados, exames e medicações exigidas nessa situação, conforme está estabelecido pela Secretaria de Saúde do Estado do Mato Grosso do Sul (SES-MS).

As pacientes encontram-se estáveis, com gradual melhora do quadro clínico, em tratamento domiciliar, aguardando os resultados dos exames laboratoriais, para descarte ou confirmação de diagnóstico. 

Conforme a Secretaria de Saúde de Aquidauana, a coleta é realizada em Aquidauana, porém é enviada ao LACEN em Campo Grande e de lá, encaminhado para São Paulo. Esse processo leva até 14 dias para que a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento receba o resultado do exame.

Ainda conforme a nota, há presença do “Carrapato Estrela”, o principal transmissor da Febre Maculosa, porém, até o momento, eles não estão contaminados. Lembrando que, somente o “Carrapato Estrela” contaminado é capaz de transmitir a doença.

Todos os dados oficiais sobre essa situação e os resultados dos exames serão divulgados a população nos canais oficiais do município. Portanto, evitando o espalhamento de fakenews.

Prefeitura de Aquidauana

Pedimos a todos que tomem os devidos cuidados ao necessitarem estar em áreas que servem de habit natural para o carrapato. É importante prevenir-se:

- Use roupas claras e com mangas compridas, facilitando a visualização de carrapatos;

- Use calças por dentro de botas, preferencialmente, de cano longo e vedadas com fita adesiva dupla face.

- Examine o próprio corpo a cada três horas, a fim de verificar a presença de carrapatos e, caso sejam encontrados, retire-os preferencialmente com auxílio de uma pinça, evitando esmagá-lo com as unhas, pois pode ocorrer contaminação.

Em caso de qualquer sintoma associado a doença, posterior a viagens, trilhas, pescas, passeios, procure imediatamente um serviço de saúde e, claro, nunca deixe de avisar que teve contato com o carrapato.


Por: Amanda Cristina - Jornal A Princesinha News

Com informações da AGECOM 

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade