Foto: Bombeiros atendendo a ocorrência/Jornal A Princesinha News |
No local, os militares contando com o caminhão Auto Bomba Tanque (ABT), conseguiram conter as chamas.
O fato aconteceu na Rua João Dias, esquina com a Rua Quintino Bocaiúva, Bairro da Serraria, em Aquidauana.
Foto: Fumaça toma conta do bairro da Serraria |
Conforme relato de um morador, "a esposa de um vizinho chegou a ir na prefeitura para perder orientação sobre a denúncia, mas não souberam responder".
Um outro morador muito indignado com a situação, comentou que seria melhor se o proprietário do terreno pagasse uma multa no IPTU.
"Só quando o dono levar uma multa pesada ele vai cuidar do terreno dele. Se não acha quem é o responsável pelo fogo, tem que responsabilizar o dono que não cuida da propriedade dele, por mim tem que lançar uma baita de uma multa mesmo aí, quem sabe ele fica esperto", comentou.
DENÚNCIA:
Vale lembrar que a queimada é proibida. A Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605, de 12/02/1998) prevê pena de reclusão de dois a quatro anos, e multa para aquele que provocar incêndio em mata e floresta (art. 41) e prevê pena de reclusão de um ano a quatro anos e multa para aquele que causar poluição de qualquer natureza que resulte em ou possa resultar em danos à saúde humana, ou ainda que provoque a morte de vários animais ou a destruição significativa do ecossistema (art. 54).
O proprietário do terreno que praticar a queimada, poderá ser responsabilizado civil e criminalmente por colocar em risco a integridade física das pessoas, do meio ambiente e de patrimônio público e/ou privado.
A ingestão de fumaça provocada pela queimada, principalmente, em dias quentes, com baixa umidade relativa do ar, favorece graves doenças, dentre elas, a asma, bronquite, alergias e até o câncer.
Esse é um dos vários casos de irresponsabilidade e crime contra o meio ambiente e a saúde pública que acontece em Aquidauana e Anastácio.
O Jornal A Princesinha News pede a ajuda da população, denunciando todo e qualquer crime desta natureza para a Polícia. Telefones para denúncias: 67-3241-3675 (PMA) ou 190 (PM).
Vídeo morador revoltado com a situação.
Por: Amanda Cristina - Jornal A Princesinha News