Publicidade

Alunos constroem protótipo de objeto que calcula velocidade do vento com materiais recicláveis

Foto: Divulgação - G1 MS

Copos plásticos, canudinhos de refrigerante, palitos de espeto e muita força de vontade. Estes foram alguns dos componentes utilizados por alunos do 8º da Escola Municipal Doutor Tertuliano Meireles, de Campo Grande, para construir um protótipo de um objeto que calcula velocidade do vento.

De acordo com o Portal G1, o objeto foi feito durante as férias escolares de julho. O equipamento é um protótipo de anemômetro, instrumento que calcula a velocidade do vento. Após o esforço, os alunos vão se classificaram para a fase final da Feira Brasileira de Iniciação Científica, que vai ocorrer em outubro, em Santa Catarina.

Vitória Brandão, Milena Gabriele Borema e Everton José Gomes, todos de 13 anos, não esperavam que o trabalho fosse reconhecido e avançasse para etapa nacional. O resultado animou os adolescentes.

Os alunos foram inscritos na feira pelo professor de matemática Juscelino Rodrigues. “Foi a primeira vez que inscrevi a escola para disputar o prêmio e também é a primeira vez dos alunos num concurso como esse, então a gente fica ansioso, mas sabendo da qualidade da construção, do ensinamento, de tudo”.

Foto: Divulgação

Até chegar no resultado ideal, outros três protótipos foram feitos. Vitória pensou em desistir durante o processo, mas não deixou o desanimo tomar conta. “No começo eu não estava muito confiante porque a gente nunca fez nada parecido, deu errado várias vezes e quando soube da nossa classificação eu fiquei muito feliz”.

Para saber se funcionava, os alunos e o professor colocaram o protótipo em cima do muro da escola. “O vento faz com que a parte das varas de bambu que seguram os copos girem e, dessa forma, o anemômetro é capaz de calcular a velocidade que o vento está se deslocando”, explicou Milena.


Por: Francis Leone - Jornal A Princesinha News


Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade

Publicidade