Publicidade

Jovem de 23 anos morre durante teste do concurso da Polícia Militar em MS

Foto: Divulgação

Será velado em Goiânia (GO) neste sábado (5) Arthur Matheus Martins Rosa, de 25 anos, que morreu na sexta-feira (4) após teste Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso para soldado da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, realizado na quinta-feira (3), em Campo Grande (MS).

Conforme informações divulgadas pela família, Arthur será velado no Cemitério Memorial Parque, a partir das 13h (horário de Brasília). O sepultamento ocorrerá às 17h.

O jovem é natural de Goiânia e viajou para Campo Grande apenas para fazer o teste, que é a 4° fase do concurso da PM.

O translado do corpo do jovem foi feito pela instituição responsável por realizar o TAF, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).

ENTENDA

O candidato realizou o TAF às 13h de quinta, sob sol forte e clima seco. imagem mostra o momento em que Arthur cai, próximo da linha de chegada.

Ele tenta se levantar por três vezes para terminar a prova, mas não consegue e fica deitado no solo.

Imagem que circula nas redes sociais 

Ele recebeu atendimento de uma equipe de saúde que estava no local, e foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Coronel Antonino. De lá, foi transferido para o Hospital do Pênfigo, onde faleceu na sexta-feira.

Além de Arthur, outras 20 pessoas precisaram receber atendimento médico em quatro dias de TAF.

Em nota, o Idecan relatou ainda que Arthur estava apto a realizar a prova e que passou por avaliação da Junta Médica da PM antes do TAF. Além disso, ressaltou que disponibilizou cronograma para a preparação dos candidatos, que deveriam percorrer 2,4 km em 12 minutos.

Em exame realizado no dia 27 de julho, em Goiânia, a médica Carolina Bezerra garantiu que Arthur estava em boas condições de saúde, "estando apto para realizar avaliação de capacidade física", como prevê o atestado.

COMO E FEITA A PROVA?

O TAF é a 4° fase do concurso da PM e ocorreu no Centro Poliesportivo da Vila Nasser, sob sol forte. As imagens mostram o desgaste dos participantes devido ao forte calor e baixa umidade do ar em Campo Grande.

No teste de aptidão física, os candidatos passam por três testes: elevação na barra fixa, 32 abdominais e corrida de 2.400 metros, que deve ser completada em até 12 minutos. Quem não completa qualquer um desses testes é reprovado.

O g1 conversou com um candidato, que prefere não ser identificado. “A prova não foi fácil, afinal estamos sendo treinados para ser policial. Infelizmente, temos que esperar o pior cenário. Ontem (quinta) a umidade estava muito baixa, e por isso sempre tinha água disponível. Teve uma preocupação da organização com os participantes e tinham muitas pessoas participando.”

O TAF está sendo realizado entre os dias 2 e 5 de agosto em Campo Grande. O resultado deve ser publicado no dia 31 de agosto. O resultado final do concurso está previsto para sair em 2 de outubro.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Administração (SAD) lamentou a morte do candidato e disse que determinou que sejam tomadas as devidas providências para esclarecer o fato.



Por: Lucas Lima - Jornal A Princesinha News


G1 MS

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade

Publicidade