Publicidade

Período de alerta intensifica monitoramento e Bombeiros atuam no controle de incêndio florestal em Bonito

Fotos: Centro de Proteção Ambiental/CBM-MS
Em meio a um período de seca persistente, altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul está em alerta, enfrentando um desafiador combate a um incêndio florestal em Bonito, um dos destinos turísticos mais renomados do Estado.

A operação, que teve início na segunda-feira (18), por volta das 15 horas, mobilizou os bombeiros devido às condições adversas na região conhecida como "Banhado". O acesso difícil tornou o combate e a verificação do local uma tarefa árdua. O incêndio, inicialmente localizado, começou a se alastrar, levando os bombeiros a solicitar apoio do Centro de Proteção Ambiental (CPA).

Nesta quarta-feira (20), três equipes estão empenhadas no controle das chamas, com mais duas equipes, que estavam atuando na Operação Pantanal em Corumbá, a caminho para reforçar o contingente. Atualmente, 35 bombeiros militares estão envolvidos na operação, e com a chegada dos reforços, o efetivo será ampliado para 43 pessoas.

As condições atmosféricas adversas, que incluem a presença de muita fumaça e fuligem, somadas à dificuldade de acesso à área devido à natureza pantanosa do terreno, têm dificultado os esforços das equipes. "O 'Banhado' é uma espécie de brejo, e à medida que as equipes avançam para controlar o fogo, atolam. As viaturas não conseguem entrar. O trabalho realizado é do profissional indo até o local para combater o incêndio", explicou a tenente-coronel Tatiane Inoue, chefe do CPA.

No entanto, os Bombeiros contam com o apoio da tecnologia para aumentar a efetividade de suas operações. "Foi disponibilizada uma guarnição de Aquidauana, que chegou ontem (19), com um drone que nos auxiliou no monitoramento e georeferenciamento. E hoje chegou equipe do SCI (Sistema de Comando de Incidentes) para contribuir, auxiliar nessa organização de combate a incêndio", afirmou o capitão Diego Baumgardt, comandante da ação.

Foto: Divulgação/Governo MS

Desde o dia 17 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul está em alerta para atuar em caso de incêndios florestais no Pantanal, no Cerrado e na Mata Atlântica, biomas presentes no Estado. Isso resultou na suspensão das autorizações ambientais de "queima controlada" até 31 de dezembro deste ano, visando a segurança e o monitoramento constantes.

O compromisso dos Bombeiros com a preservação do meio ambiente tem sido fundamental na proteção desses biomas. A utilização de drones, monitoramento via satélite e tecnologia de navegação, dados e inteligência artificial garante que o trabalho seja realizado de forma eficaz, mitigando os danos causados pelos incêndios florestais.

As ações do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul demonstram o compromisso das autoridades e da comunidade com a proteção do meio ambiente e a segurança das áreas naturais do Estado, mesmo em face dos desafios impostos pelas condições climáticas extremas.



Por: Lucas Lima - Jornal A Princesinha News



*Com informações: Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade