Foto: Reprodução/Redes Sociais |
Uma tragédia abalou a comunidade de Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, na última segunda-feira (18). Jeniffer da Silva Moreira, uma jovem de 19 anos e estudante do segundo semestre de direito na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), faleceu após engasgar com um lanche e sofrer uma parada cardíaca.
A Unemat emitiu uma nota de pesar lamentando profundamente a perda de Jeniffer e decretou três dias de luto. Em respeito à estudante, as atividades no campus de Alta Floresta foram temporariamente suspensas.
O trágico incidente aconteceu após Jeniffer e sua família saírem da igreja e pararem em uma lanchonete para comprar uma refeição e levar para casa. Foi lá que o engasgo ocorreu. Victor Farias, noivo da jovem, relatou que a mãe de Jeniffer percebeu o engasgo imediatamente e tentou prestar os primeiros socorros. No entanto, a situação se agravou rapidamente, e Jeniffer não conseguia respirar, apesar dos esforços.
A família vive na região do Cidade Alta, enquanto o hospital está localizado no centro da cidade, o que, apesar da agilidade dos familiares, resultou em um tempo de socorro mais longo. Levou cerca de oito minutos até que Jeniffer fosse levada ao hospital. Infelizmente, após ser internada às pressas, a estudante não resistiu e faleceu no dia seguinte.
A jovem deixou para trás sua mãe, duas irmãs e o noivo Victor, com quem planejava se casar em agosto do próximo ano. O casal já estava juntando dinheiro e até havia escolhido um local para a cerimônia.
Este trágico incidente serve como um lembrete da importância de estar preparado para situações de engasgo. O engasgo é uma reação do organismo para expelir alimentos ou objetos que tomam um caminho incorreto durante a deglutição.
Pode afetar pessoas de todas as idades, mas algumas são mais propensas, como aquelas com apneia do sono, doenças degenerativas, e aquelas que consomem líquidos ou alimentos de forma excessivamente rápida, sem mastigar adequadamente.
A comunidade de Alta Floresta está de luto por essa perda trágica, e o incidente destaca a importância de estar ciente dos procedimentos de primeiros socorros em casos de engasgo, uma habilidade que pode salvar vidas em momentos críticos.
Por: Lucas Lima - Jornal A Princesinha News