Foto: Reprodução/Redes Sociais/G1 |
Inicialmente, a menina recebeu atendimento médico em Ribas do Rio Pardo. No entanto, devido ao agravamento do seu estado de saúde, ela teve que ser transferida para o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), em Campo Grande. Infelizmente, Maria Fernanda não resistiu, tornando-se a segunda vítima fatal do aracnídeo na cidade de 23 mil habitantes em pouco mais de um mês.
No HRMS, a criança recebeu tratamento com soro antiescorpiônico, mas, lamentavelmente, não foi possível salvá-la. A notícia da morte foi confirmada por sua mãe, Vanessa Ramirez, que expressou sua dor e luto nas redes sociais, onde amigos e parentes também prestaram homenagens emocionadas à menina.
O corpo de Maria Fernanda será transportado de Campo Grande para Ribas do Rio Pardo, onde ocorrerá o velório. Segundo a prefeitura da cidade, neste fim de semana, outras duas pessoas foram picadas por escorpião, uma delas uma criança, que também precisou ser transferida para atendimento médico na capital.
A prefeitura de Ribas do Rio Pardo lamentou profundamente a morte de Maria Fernanda e esclareceu a causa, informando que o enfraquecimento da musculatura cardíaca resultou em uma parada cardiorrespiratória que a levou ao óbito.
NOTA
"É com imensurável tristeza e pesar que a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), comunica que a criança Maria Fernanda Brito da Silva veio a óbito na manhã deste domingo. Ela estava internada no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul há uma semana após ser picada por um escorpião e recebeu todos os cuidados médicos necessários, mas o enfraquecimento da musculatura cardíaca acabou por provocar uma parada cardiorrespiratória. A criança não resistiu. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) está acompanhando a mãe e fará traslado do corpo para Ribas do Rio Pardo ainda neste domingo (1). O velório e o sepultamento acontecerão na manhã de segunda-feira (2) e será decretado luto por um dia Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pingo de Gente, local onde a criança Maria Fernanda Brito da Silva estudava".
No estado de Mato Grosso do Sul, mais de 3 mil casos de acidentes com escorpiões foram registrados este ano, devido ao calor favorável ao aparecimento desses aracnídeos.
Esta tragédia é a segunda morte de uma criança causada por picada de escorpião na mesma cidade em pouco tempo. Pyetro Gabriel Arguelho, de 5 anos, também perdeu a vida após ser picado em agosto.
Foto: Divulgação |
Em caso de picada, é fundamental procurar atendimento médico imediato.
Por: Lucas Lima - Jornal A Princesinha News