Foto: Jornal A Princesinha News |
Na manhã de segunda-feira (16), uma mulher de 30 anos, moradora da rua Pedro Pace, no bairro da Serraria, foi picada por um escorpião enquanto dormia.
Foto: Enviada pelo whatsapp ao Jornal A Princesinha News |
Após capturar os animais, o homem colocou em um pode de vidro |
Enquanto limpava a calçada da varanda, o homem encontrou outros escorpiões. Veja o vídeo:
Ainda na segunda-feira (16), no mesmo bairro, uma criança foi picada por um escorpião enquanto brincava, na rua Antônio Nogueira. A criança foi encaminhada para o pronto-socorro do hospital de Aquidauana pelo Corpo de Bombeiros.
O Ministério da Saúde destaca que escorpiões são peçonhentos e que, em caso de picada, o atendimento médico imediato é essencial, já que não existem tratamentos caseiros comprovadamente eficazes. Em 2021, o Brasil registrou mais de 154 mil acidentes por picada de escorpião.
O país abriga quatro principais espécies de escorpiões, com destaque para o Escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), o mais venenoso e encontrado em todas as regiões do Brasil.
Os sinais e sintomas de picada incluem dor imediata, formigamento, vermelhidão e suor no local. Em casos mais graves, podem ocorrer tremores, náuseas, vômitos, entre outros sintomas.
Foto: Escorpião encontrado no Bairro da Serraria |
O Ministério da Saúde não recomenda o uso de pesticidas para o controle de escorpiões, pois isso pode aumentar o risco de acidentes.
A comunidade de Aquidauana é alertada sobre a importância da prevenção para evitar futuras picadas de escorpião e proteger a saúde de seus membros.
Por: Amanda Cristina - Jornal A Princesinha News