Foto: Ilustrativa |
A medida, publicada no Diário Oficial da União, surge como resposta à morte de Ana Benevides, de 23 anos, durante o show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, no último sábado (18), em meio a condições climáticas desfavoráveis.
De acordo com a portaria, os organizadores de eventos deverão permitir a entrada de garrafas de água de uso pessoal para o consumo dos participantes. Além disso, ficam obrigados a disponibilizar água gratuitamente ou oferecer pontos de abastecimento com bebedouros para os espectadores.
A medida estabelece também a necessidade de estrutura para o pronto resgate de participantes que enfrentem problemas de saúde ou situações de perigo durante o evento. Os órgãos estaduais e municipais de defesa do consumidor receberam a responsabilidade de fiscalizar os preços da água mineral, visando evitar cobranças abusivas.
A portaria entrou em vigor no sábado, com uma validade de 120 dias. Na justificativa, o Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, destacou que a medida visa proteger a saúde dos consumidores em shows, festivais e eventos sujeitos a altas temperaturas.
Por: Amanda Cristina - Jornal A Princesinha News