Foto: Bolivar Porto-Entrada de Aquidauana |
O Centro de Monitoramento do Tempo e Clima (Cemtec) emitiu um alerta para as condições meteorológicas instáveis previstas para esta sexta-feira, 12 de janeiro, em todo o estado de Mato Grosso do Sul. De acordo com a previsão da coordenadora do Centro, a meteorologista Valesca Fernandes, há uma probabilidade significativa de chuvas de intensidade fraca a moderada, com a possibilidade de ocorrência de chuvas intensas e tempestades, acompanhadas por raios e rajadas de vento.
A instabilidade atmosférica é atribuída ao deslocamento de cavados e à atuação de uma área de baixa pressão, combinados com as condições de calor e umidade elevados na região. Esses fatores propiciarão a formação de chuvas e tempestades, com os maiores acumulados de chuva, superiores a 50 mm em 24 horas, previstos para hoje. A temperatura máxima terá uma leve queda devido à presença de nuvens e chuva.
As temperaturas mínimas para o dia variam entre 21°C e 23°C, enquanto as máximas podem atingir até 32°C nas regiões sul, centro, leste, Bolsão e norte do estado. Na região sudoeste e pantaneira, as mínimas esperadas são de 24°C a 26°C, com máximas podendo alcançar até 34°C, destacando-se a região de Porto Murtinho. Em Campo Grande, a previsão indica uma temperatura mínima de 22°C, com máxima de 28°C.
A direção dos ventos varia entre os quadrantes leste e norte, com velocidades oscilando entre 40 e 60 km/h. Em alguns pontos, podem ocorrer rajadas de vento com intensidade superior a 70 km/h. O Cemtec recomenda que a população esteja atenta aos alertas meteorológicos e tome as devidas precauções diante das condições adversas previstas para o dia.