Publicidade

Aumento alarmante de casos de sarampo preocupa a OMS

Foto: Reprodução/Agência Brasil


A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou grande preocupação com o significativo aumento de casos de sarampo em todo o mundo. A conselheira técnica para sarampo e rubéola, Natasha Crowcroft, alertou para um aumento consistente em todas as regiões, exceto nas Américas, que podem também enfrentar surtos em breve.

De acordo com dados recentes apresentados por Natasha, mais de 300 mil casos de sarampo foram reportados em 2023, representando um aumento alarmante de 79% em comparação ao ano anterior. Além disso, 51 países registraram grandes surtos da doença em 2023, comparados a 32 no ano anterior.

Natasha destacou a subnotificação dos casos, estimando um aumento de 43% nas mortes por sarampo em 2022, totalizando mais de 130 óbitos. Com os casos em ascensão, a conselheira antecipa que os números de mortes também aumentarão quando os dados forem consolidados.

Para 2024, a OMS prevê um ano desafiador, alertando para casos e mortes, especialmente entre crianças não vacinadas. Estima-se que mais de 142 milhões de crianças estejam vulneráveis ao sarampo globalmente, sendo 62% delas em países de baixa e média renda.

Durante a pandemia de COVID-19, muitas crianças deixaram de ser vacinadas contra o sarampo, contribuindo para a situação atual. A cobertura vacinal global está em 83%, abaixo dos 95% recomendados pela OMS para prevenção eficaz de casos de sarampo.

O Brasil, que recebeu o certificado de eliminação do sarampo em 2016, enfrenta desafios desde 2018, quando o vírus voltou a circular.

Dados do Ministério da Saúde indicam um aumento nos casos confirmados, destacando a importância da vacinação como a maneira mais efetiva de evitar o sarampo.

O país, que perdeu a certificação em 2019, enfrenta a necessidade de intensificar esforços para conter a propagação da doença.



Por: Lucas Lima - Jornal A Princesinha News


**Agência Brasil**

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade

Publicidade