Foto: Jornal A Princesinha News/Enviada por leitor |
Uma cena lamentável foi registrada na manhã desta terça-feira (13) por um morador que estava fazendo sua caminhada matinal em Aquidauana. O homem passava pela Rua Duque de Caxias, em frente ao Supermercado, na vila Cidade Nova, quando avistou vários pneus cheios de água.
Segundo o morador, os pneus são descartados por uma borracharia ao lado e estão no local há dias, causando transtorno e perigo para os moradores. Ele ressaltou a situação preocupante da dengue, que está em alta no estado em pleno verão.
Foto: Pneus com acumulo de água causando perigo aos moradores |
"Estamos em pleno verão, período em que há um aumento significativo nos casos de dengue", lamentou o morador.
O Jornal A Princesinha News entrou em contato com o Controle de Vetores de Aquidauana e foi informado que já existe um ponto de descarte adequado para esses pneus que não são mais utilizados pelas borracharias. O local conhecido como "ecoponto" está localizado na Rua Estevão Alves Corrêa, antiga Casa dos Bons Serviços. No entanto, é responsabilidade do proprietário da borracharia levar os pneus até o local.
Os comerciantes podem tirar dúvidas procurando o Controle de Vetores de Aquidauana, na Rua Roberto Scaff esquina com a Gabriel Ferreira, antigo Clube de Mães, no Bairro Alto, ou ligando para o telefone (67) 3240-1400, ramal 1579.
Aumento dos casos de dengue em Mato Grosso do Sul
Novos números do painel de monitoramento da dengue, divulgado no início do mês pelo Ministério da Saúde, revelam que Mato Grosso do Sul já registrou 2.686 casos da doença desde o início do ano. Em relação ao último boletim estadual, que contabilizava casos até o dia 6 de fevereiro, foram confirmados 318 novos casos da doença em apenas 6 dias.
O estado ainda possui um óbito em investigação, registrado na última semana de janeiro. O índice de incidência da doença está em 97,4, número superior ao registrado no boletim estadual da semana passada, que era de 74,7.
Dos 2.686 casos da doença, 2.067 são considerados prováveis e 619 estão confirmados. No último boletim, eram 2.058 casos prováveis e 310 confirmados. Com isso, o número de casos confirmados dobrou em menos de uma semana.
Mulheres são as mais infectadas
Além dos números, o painel nacional também revela o perfil das pessoas que podem estar com dengue. As estatísticas mostram que 53,4% dos infectados no estado são mulheres, enquanto os homens representam 46,6%.
A faixa etária mais afetada pela doença é a de 30 a 39 anos. No entanto, é importante ressaltar que a taxa de cura da dengue em Mato Grosso do Sul é de 99,81%.
O Jornal A Princesinha News continuará acompanhando a situação da dengue no estado e fornecerá atualizações conforme necessário. É fundamental que a população esteja consciente e tome medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença.
Por: Carlos Eduardo - Jornal A Princesinha News