Foto: Divulgação EBC |
De acordo com o boletim, o número de cidades com alta incidência da doença aumentou para 10, e quatro delas estão em alerta vermelho. Entre as cidades mais afetadas estão Aral Moreira (331 casos em investigação), Paranhos (305 casos), Sete Quedas (126 casos), Costa Rica (246 casos), Coronel Sapucaia (120 casos), Laguna Carapã (36 casos), Chapadão do Sul (146 casos), Rochedo (20 casos), Brasilândia (38 casos) e Tacuru (35 casos).
A SES destaca que o alerta de incidência leva em consideração tanto o número populacional quanto a incidência em cada município, buscando identificar áreas mais críticas que necessitam de atenção e ações preventivas.
É importante compreender que "casos prováveis" incluem aqueles em investigação, confirmados e ignorados, excluindo os descartados. Já os "casos confirmados" são os encerrados para o agravo, considerando critérios laboratoriais ou clínico-epidemiológicos, podendo sofrer alterações.
Diante desse cenário, as autoridades de saúde reforçam a necessidade de a população adotar medidas preventivas, como eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue. A conscientização e a colaboração da comunidade são fundamentais para o controle da doença e a preservação da saúde pública.
Por: Lucas Lima - Jornal A Princesinha News