Foto: Divulgação Governo MS |
Em uma jornada emocionante, José Alonso dos Santos, de 52 anos e morador do Aero Rancho, experimentou sensações distintas em duas visitas recentes ao Detran-MS. Após superar o nervosismo no exame prático de direção veicular, ele brilhou de emoção nesta sexta-feira (1°) ao receber sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), conquistando a tão desejada autonomia.
“Agora eu conquistei minha autonomia. Se Deus me permitir, vou atrás do carro para ter a liberdade completa. Uma alegria imensa”, expressou José Alonso, 8ª pessoa com deficiência habilitada pelo Programa CNH MS Social, do Governo do Estado.
Aposentado, José Alonso é um morador ativo do Aero Rancho, atuando como ala/armador em uma equipe de basquete de Sidrolândia, além de gostar de dançar e vender balas no centro para complementar a renda. Com a CNH em mãos, ele vislumbra a independência que a conquista proporciona, deixando para trás a dependência de ônibus e caronas.
O CNH MS Social, lançado em 2022, oferece acesso gratuito à primeira habilitação para pessoas em vulnerabilidade social em todo Mato Grosso do Sul. Até agora, o programa entregou 439 CNHs, sendo 8 destinadas a candidatos PCD. Todo o processo, incluindo aulas teóricas e práticas, bem como as taxas do órgão de trânsito, é custeado pelo Governo do Estado.
Foto: Detran MS |
José Alonso, inicialmente cético, destacou: “Quando fui chamado, botei na minha cabeça que ia passar e tirar minha CNH e agora consegui. Agora, eu já penso em comprar um carro.”
Além do CNH MS Social, a matéria ressalta a recente ampliação do valor-limite de isenção parcial do ICMS para a compra de automóveis novos por pessoas com deficiência, proporcionando mais opções para adaptações e maior acessibilidade.
Por: Carlos Henrique - Jornal A Princesinha News
**Mireli Obando e Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS**