Foto: Divulgação Diário Corumbaense |
Na última terça-feira (19), um flagrante chocante chamou a atenção dos moradores de Corumbá. Três crianças foram vistas penduradas na traseira de um caminhão em movimento, na Rua Goiás, no bairro Aeroporto. A cena, perigosa e alarmante, foi registrada pelo Diário Corumbaense, levantando debates sobre a segurança no trânsito e a responsabilidade dos pais.
A via em questão é conhecida pelo tráfego intenso de veículos grandes, que utilizam o trajeto para chegar à fronteira de Corumbá com a Bolívia. Especialistas apontam que a prática de "pegar rabeira", como é chamada informalmente essa ação de se pendurar em veículos em movimento, é extremamente perigosa, especialmente quando praticada por crianças e adolescentes que muitas vezes não compreendem os riscos envolvidos.
Jeferson Braga, especialista e observador em Trânsito, alerta para a gravidade da situação: "A prática conhecida como 'pegar rabeira' é extremamente perigosa e na maioria das vezes praticada por crianças e adolescentes, que não entendem o risco da situação". Braga também ressalta a lacuna no Código de Trânsito Brasileiro, onde não há nenhuma punição específica para essa conduta. Portanto, a responsabilidade recai sobre os pais e responsáveis, que devem orientar os menores sobre os perigos dessa prática.
A falta de uma legislação específica para punir esse tipo de comportamento deixa os pais como os principais responsáveis por garantir a segurança de seus filhos. Em casos como este, eles podem até mesmo responder perante a Justiça por negligência ou omissão. Portanto, é crucial que os adultos estejam atentos e conscientes de seu papel na proteção das crianças e adolescentes, orientando sobre os perigos do trânsito e as consequências de atitudes irresponsáveis como essa.
Por: Lucas Lima - Jornal A Princesinha News