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Aumento no fluxo de pacientes sobrecarrega Hospital Regional de Aquidauana

Foto: Jornal A Princesinha News

 

O Hospital Regional de Aquidauana, Dr. Estácio Muniz, recentemente emitiu um comunicado esclarecendo a população sobre a demora no atendimento que ocorreu nas últimas semanas. A diretoria do hospital expressou desculpas pela espera prolongada e atribuiu a situação ao aumento significativo no número de pacientes que buscaram atendimento no ambulatório e pronto-socorro em 22 de abril de 2024.

Apesar dos esforços da equipe médica para atender a todas as necessidades, a demanda excedeu a capacidade de atendimento, resultando em longos períodos de espera e alguns pacientes optando por buscar assistência em outros locais. Durante o período das 7:00h às 00:00h, houve uma superlotação notável no setor ambulatorial, com um total de 231 pessoas recebendo atendimento médico. Esses pacientes foram classificados de acordo com o sistema de triagem por cores, com 52 sendo designados como azul, 106 como verde, 65 como amarelo, 03 como laranja e 05 como vermelho.

Comparando os dados com o atendimento prestado na segunda-feira anterior, dia 15 de abril de 2024, observa-se um aumento significativo no número de pacientes, chegando a quase 60%. Nesse dia, 142 pessoas foram atendidas, com 36 classificadas como azul, 44 como verde, 36 como amarelo, 04 como laranja e 06 como vermelho.

O hospital utiliza o sistema de triagem por cores para classificar a gravidade dos casos e priorizar o atendimento aos pacientes com maior urgência. Após a abertura da ficha de atendimento, os pacientes passam pelo enfermeiro para triagem e classificação de risco.

O pronto-socorro, conhecido como área vermelha, trata de casos de urgência e emergência trazidos pelo corpo de bombeiros, SAMU e pacientes que chegam por meios próprios. A equipe nesta área é composta por 1 enfermeiro, 1 médico e 3 técnicos de enfermagem.

Já o ambulatório atende pacientes que buscam assistência de forma espontânea, com uma equipe composta por 1 enfermeiro, 2 médicos e 3 técnicos de enfermagem. As escalas dessas equipes são enviadas mensalmente ou conforme solicitado pelos órgãos fiscalizadores.

Devido ao aumento do fluxo de pacientes em 22 de abril de 2024, o hospital reorganizou sua equipe, disponibilizando mais profissionais para atender à demanda emergencial. Foram adicionados 1 médico, 1 enfermeiro e 2 técnicos de enfermagem, totalizando 4 médicos, 3 enfermeiros e 7 técnicos de enfermagem disponíveis para atendimento.

A direção do hospital enfatiza sua disposição para receber sugestões, críticas e elogios da comunidade, visando sempre melhorar o atendimento e priorizar o bem-estar dos pacientes. Além disso, incentiva a população a procurar o posto de saúde mais próximo para um primeiro atendimento, a fim de agilizar e priorizar os casos hospitalares que requerem atenção imediata.


CONFIRA A NOTA:

"O Hospital Regional de Aquidauana Dr. Estácio Muniz, vem por meio desta nota esclarecer a população a respeito da demanda de atendimento no ambulatório e pronto socorro na data de 22 de abril de 2024, a direção pede desculpas à população pela espera no atendimento.
Mesmo com todas as medidas e esforços de toda equipe com objetivo de suprir as necessidades, houve esperas e alguns pacientes não aguardaram o atendimento, com número elevado de pessoas procurando por atendimento na data de 22 de abril de 2024 causando a superlotação no setor ambulatório nos horários das 7:00h da manhã as 00:00h, ressaltamos que a direção do hospital procura meios para sempre oferecer atendimento de excelência e agilidade a população que necessita de serviços de saúde.
No dia 22/04/2024 das 7:00h as 00:00h passaram por atendimento médico 231 pessoas, sendo classificadas como 52 cores azul, 106 cor verde, 65 cores amarelo, 03 laranja, 05 cor vermelho.
Fazendo um comparativo e com objetivo de esclarecimento e fazendo a comparação com os atendimentos ocorridos na segunda-feira do dia 15/04/2024 passaram por atendimento médico 142 pessoas sendo classificadas como 36 cor azul, 44 cor verde, 36 cor amarelo, 04 cor laranja, 06 cor vermelho, podemos observar um aumento considerável de quase 60% de pessoas a procura de atendimento médico.
Os pacientes que procuram por atendimento, após abertura de ficha de atendimento passam pelo enfermeiro (a) para acolhimento e classificação de risco que e uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência e utilizando cores para a classificação, voltada para avaliação e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica. Potencial de risco, agravos á saúde ou grau de sofrimento.
O pronto socorro (área vermelha), realiza, atendimento de urgência e emergências trazidas pelo bombeiro, samu e pacientes que chegam por meios próprios a equipe composta por 1 enfermeiro, i médico e 3 técnicos de enfermagem.
O ambulatório atende pacientes que vem de demanda espontânea, composta pela equipe de 01 enfermeiro, 02 médicos e 03 técnicos de enfermagem, equipe composta e comprovada por escalas que são enviadas mensalmente ou quando solicitado aos órgãos fiscalizadores. Tais equipes realizam atendimento médico e de enfermagem para o bem-estar do paciente.
Diante do aumento do fluxo no dia 22/04/2024 em quase 60%, foi reorganizado e disponibilidade mais profissionais para suprir a demanda nesta data foi disponibilizado os seguintes profissionais de caráter emergencial: 1 medico a mais totalizando 04 médicos em atendimento, 1 enfermeiro a mais totalizando 03 Enfermeiros em atendimento e mais 02 técnicos de enfermagem totalizando 07 Técnicos de enfermagem em atendimento.
Nos colocamos a disposição para sugestões, críticas e elogios que possam ajudar e contribuir para melhor e atender a população que são nossa prioridade.
Segue comparativo do aumento de atendimento e pedimos encarecidamente a compreensão para população estar procurando o seu posto de saúde mais próximo de sua casa para um primeiro atendimento. Assim sendo priorizados com mais agilidade e atenção os casos hospitalares".


Por: Francis Leone - Jornal A Princesinha News


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