Foto: Divulgação |
O governo de Mato Grosso do Sul anunciou medidas de apoio ao estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta uma das piores tragédias climáticas de sua história. O governador Eduardo Riedel (PSDB) afirmou que um helicóptero partirá de Campo Grande nesta quinta-feira (2) para auxiliar nos resgates, e uma equipe de militares também seguirá na manhã de sexta-feira (3).
O helicóptero da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA) voará até onde as condições climáticas permitirem, ressaltou Riedel. Quanto às ajudas militares, o coronel Frederico Reis Pouso Salas, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, está em tratativas para determinar a quantidade necessária de pessoal.
"Neste momento, temos que ter solidariedade. Quero cumprimentar todo o povo gaúcho e dizer que estamos aqui para apoiá-los incondicionalmente naquilo que for preciso para esse momento difícil", ressaltou Riedel.
No Rio Grande do Sul, uma semana de chuvas incessantes colocou o estado inteiro em situação de calamidade, com previsão de mais chuvas nos próximos dias. O número de mortos já chega a 24, e dezenas de pessoas estão desaparecidas em meio às cheias.
Meteorologistas explicam que a catástrofe é resultado de pelo menos três fenômenos climáticos que afetam a região e foram agravados pelas mudanças climáticas. A tendência é de piora, conforme a previsão de mais chuvas.
A situação começou em 26 de abril, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestades para o estado. Desde então, o cenário tem se agravado, intensificando os danos causados pelas enchentes.
Por: Leonardo Batista - Jornal A Princesinha News
G1