Publicidade

Produtor rural flagra sucuri gigante digerindo capivara no Pantanal de Mato Grosso do Sul

G1

Durante um dia típico de pescaria com amigos, Matheus Oliveira, um produtor rural de 36 anos, teve um encontro impressionante nas margens do Rio Negro, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Ele flagrou uma sucuri fazendo a digestão de uma capivara recém-predada, uma cena que o deixou maravilhado pela grandiosidade da cobra.

"Ela estava muito tranquila, fazendo a digestão de uma capivara que tinha acabado de predar. Foi a primeira vez que vi uma sucuri nesse processo, foi impressionante. Essas cobras por natureza já são gigantes, mas ela estava inexplicavelmente enorme", relatou Matheus. Ele estimou que a serpente tinha mais de 4 metros de comprimento.

A digestão das sucuris é um processo fascinante e demorado. Segundo a doutora em Ecologia e especialista em répteis, Juliana de Souza Terra, essas cobras podem levar até um mês para digerir presas grandes, como capivaras e porcos. Durante esse período, as sucuris passam a maior parte do tempo submersas, evitando predadores.

Juliana explicou que as sucuris têm várias adaptações físicas que permitem engolir presas enormes. "Elas conseguem deformar temporariamente o crânio, a mandíbula é flexível permitindo que elas abram bastante a boca. O ângulo de abertura em algumas espécies pode chegar a 180º, e a pele bastante elástica e as costelas móveis facilitam o processo", detalhou a especialista.

As sucuris são conhecidas por sua habilidade de capturar e engolir presas grandes, um comportamento que, embora impressionante, é raro de ser testemunhado de perto. O encontro de Matheus Oliveira com a sucuri no Pantanal é um lembrete da rica e surpreendente biodiversidade dessa região.



Por: Luana Moura - Jornal A Princesinha News 




G1

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade