Publicidade

Aquidauana enfrenta quatro incêndios em vegetação em um único dia

Foto: CBMS

No dia 19 de agosto de 2024, a Guarnição do Corpo de Bombeiros de Aquidauana foi acionada para atender quatro ocorrências de incêndio em vegetação na cidade, evidenciando o risco elevado de incêndios durante o período de seca e baixa umidade do ar.

A primeira ocorrência foi registrada por volta das 11h36min na rua Veridiano Chagas, Vila São Pedro, próximo ao antigo lixão. No local, as chamas consumiam amontoados de lixo, madeira e galhos de árvore. Os bombeiros utilizaram cerca de 1.000 litros de água e o mangotinho, uma mangueira acoplada ao caminhão de combate a incêndio, para debelar as chamas.

As segunda e terceira chamadas ocorreram quase simultaneamente, por volta das 13h12min, na rua Pedro Pace, nas proximidades do Centro de Especialidades Médicas (CEM). Nesse local, aproximadamente um hectare de mata nativa estava em chamas. A Guarnição utilizou abafadores, bombas costais e novamente o mangotinho para combater o fogo. No entanto, o incêndio foi retomado pouco tempo depois, possivelmente devido ao uso indevido de fogo para a limpeza de terrenos baldios, obrigando os bombeiros a retornarem ao local para um novo combate.

A quarta ocorrência foi registrada às 16h02min na rua Antônio Alves Correa, próximo à Cancha. No local, os bombeiros se depararam com uma equipe da Prefeitura Municipal de Aquidauana, que já atuava no combate às chamas com dois caminhões-pipa de 20.000 litros, uma patrola e uma retroescavadeira. Com o fogo já confinado, a ação dos bombeiros se concentrou em evitar a propagação das chamas.

O Corpo de Bombeiros de Aquidauana alerta a população sobre os riscos de incêndios neste período de baixa umidade do ar, temperaturas elevadas e ventos moderados. Além de ser crime previsto em lei, atear fogo em vegetação pode causar graves danos à saúde pública, ao patrimônio e ao meio ambiente.



Por: Francis Leone - Jornal A Princesinha News 

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade

Publicidade