Foto: Ilustrativa Mídia Max |
Um adolescente de 13 anos sofreu queimaduras em 54% do corpo após um acidente envolvendo uma descarga elétrica em Maracaju, a 192 km de Aquidauana. O fato ocorreu na tarde de terça-feira (6), enquanto o jovem brincava de soltar pipas na Rua Almir de Moraes, no Conjunto Ilha Bela.
Durante a brincadeira, a pipa que o garoto estava empinando encostou na rede de alta tensão, resultando em um choque elétrico que fez com que ele caísse no chão. Apesar do impacto, o adolescente conseguiu se levantar. Testemunhas imediatamente chamaram os bombeiros. De acordo com o site Maracaju Speed, o menino estava consciente e orientado, mas relatava dores intensas nos braços, pernas, abdômen e no lado direito do tórax.
O garoto apresentava queimaduras de 2º grau e ferimentos puntiformes nas solas dos pés, possivelmente indicando a saída da descarga elétrica. Após o atendimento inicial, ele foi levado ao Pronto Socorro, mas devido à gravidade das queimaduras, que afetaram 54% da superfície corporal, foi necessária sua transferência para um hospital em Campo Grande.
Informações de amigos do adolescente revelaram que o jovem estava usando cerol na linha da pipa e que o cerol estava molhado, o que pode ter facilitado a condução da eletricidade. A utilização de chinelos pelo jovem ajudou a reduzir a severidade das lesões, conforme o Mídia Max.
Recomendações do Corpo de Bombeiros
Para prevenir acidentes semelhantes, o Corpo de Bombeiros recomenda seguir algumas precauções ao soltar pipas:
Escolha de Local: Solte pipas em áreas abertas e distantes de vias de trânsito e redes elétricas. Locais como praças e parques são ideais.
Condições Climáticas: Evite soltar pipas em dias chuvosos, especialmente se houver relâmpagos.
Segurança em Ambientes: Não brinque perto de antenas, torres, postes, fios telefônicos ou cabos elétricos. Prefira áreas livres de obstáculos.
Equipamento e Materiais: Evite o uso de rabiola, linha metálica, cerol e papel laminado. Estes materiais aumentam o risco de choque elétrico.
Procedimento Seguro: Caso a pipa se enrosque em fios, não tente removê-la. É mais seguro fazer outra pipa. Não utilize canos, vergalhões ou bambus para ajudar na remoção.
Seguir essas recomendações pode ajudar a garantir a segurança durante a diversão com pipas. Fique atento e evite acidentes.
Por: Carlos Henrique - Jornal A Princesinha News