Foto: Ilustrativa |
O mais recente boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul, divulgado nesta terça-feira (3), confirmou o óbito de uma menina de 9 anos em Dourados, vítima de dengue. A criança, que não possuía comorbidades, é a 29ª morte registrada no estado em 2023 devido à doença, enquanto outros 16 óbitos seguem em investigação.
Dourados, localizada a 251 km de Campo Grande, tem sido palco de um estudo científico que oferece gratuitamente a vacina QDenga para toda a população. Apesar dessa iniciativa, a cidade continua a registrar casos graves da doença. Até o momento, 15.744 casos de dengue foram confirmados no estado, com 26 novas confirmações em relação ao boletim da semana anterior.
Entre os municípios que registraram óbitos estão Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Brasilândia foi o único município que apresentou incidência média da doença nos últimos 14 dias, destacando-se em um cenário onde a maioria dos casos graves e óbitos ocorreu em outras regiões.
Das 29 vítimas confirmadas, 15 tinham algum tipo de comorbidade, o que pode ter contribuído para a gravidade dos casos. O avanço da doença no estado alerta para a necessidade de reforço nas ações de prevenção e controle da dengue, especialmente em regiões mais afetadas.
Por: Marcos Vinicius - Jornal A Princesinha News
*Campo Grande News*