Foto: A Princesinha News |
Nesta quarta-feira (25), Mato Grosso do Sul permanece sob alerta para altas temperaturas que podem superar os 42°C, agravadas pelas baixas umidades do ar, criando uma condição preocupante. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o tempo segue firme, com sol e variação de nebulosidade. Além disso, o céu continuará encoberto por uma camada de fumaça causada por incêndios florestais na Amazônia e em estados e países vizinhos.
A meteorologista do Cemtec explica que essa situação é provocada por um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo quente e seco no estado. "Esse sistema impede a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas, intensificando o calor e a secura do ar", afirmou.
Na capital, Campo Grande, a quarta-feira começa com temperaturas mínimas de 27°C, podendo chegar a 37°C ao longo do dia. Em Dourados, a mínima será de 24°C, com máximas de até 38°C. Já em Ponta Porã, as temperaturas variam entre 25°C e 37°C.
Nas regiões sudeste e pantaneira, os municípios de Porto Murtinho e Corumbá enfrentam temperaturas que variam de 28°C a 30°C nas mínimas, com máximas impressionantes de 40°C a 42°C. No norte do estado, Coxim e Paranaíba também sofrem com o calor, com mínimas entre 22°C e 25°C e máximas de até 39°C.
O calor extremo e a baixa umidade do ar aumentam o risco de incêndios florestais e problemas de saúde, como desidratação e doenças respiratórias. Especialistas recomendam hidratação constante e cuidados redobrados com a exposição ao sol.
Por: Lucas Lima - Jornal A Princesinha News