Foto: PCMS |
Na manhã desta terça-feira, 17 de setembro, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, através da Delegacia de Polícia (DP) de Bodoquena, com apoio da Delegacia de Miranda, Perícia de Aquidauana e da concessionária de energia ENERGISA, realizou a operação “Jumper” com o objetivo de combater furtos de energia elétrica e fraudes nos padrões de consumo em imóveis da cidade de Bodoquena-MS.
A operação contou com a participação de duas equipes policiais, uma equipe de perícia técnica e 12 equipes da concessionária, que conduziram mapeamento e vistoria em 24 imóveis. As investigações foram baseadas em dados fornecidos pela Energisa, que apontaram divergências no consumo de energia em algumas residências.
Durante as fiscalizações, realizadas por policiais, peritos e técnicos da concessionária, foram confirmadas irregularidades em diversas propriedades. Como resultado, quatro pessoas foram encaminhadas à Delegacia de Bodoquena, sendo uma delas autuada em flagrante pelos crimes de furto de energia elétrica e estelionato.
O Delegado Titular da Delegacia de Bodoquena, Iago Adonis, e a representante de Relações Institucionais da ENERGISA, Denise Simões, alertaram sobre os perigos do furto de energia, conhecido popularmente como “gato”. A prática, além de configurar crime de furto (artigo 155, §3º) e estelionato (artigo 171) do Código Penal, pode causar acidentes fatais, como incêndios e explosões, sendo a segunda maior causa de mortes relacionadas à energia elétrica no Brasil.
Outro ponto destacado foi o impacto das fraudes para os demais consumidores. O prejuízo gerado por essas práticas acaba sendo repassado para a população, que arca com os custos das perdas, além de sobrecarregar a rede elétrica, comprometendo a qualidade do fornecimento e aumentando o risco de interrupções e oscilações.
Por: Luana Moura - Jornal A Princesinha News