Publicidade

Programa "MS Saúde" leva mutirão de cirurgias de catarata a comunidades indígenas de Miranda

Foto: Governo MS

Com o objetivo de proporcionar dignidade e facilitar o acesso à saúde, o programa “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila” chegará a nove aldeias indígenas de Miranda na próxima semana, onde promoverá cirurgias de catarata para 210 pessoas. A iniciativa, que faz parte dos esforços da Secretaria Estadual de Saúde (SES), já realizou triagens e exames diretamente nas comunidades para identificar os pacientes que precisam do procedimento.

No final de setembro, mais de 300 indígenas passaram pela triagem realizada na aldeia Cachoeirinha. Os atendimentos ajudaram a equipe médica da SES a diagnosticar quem necessitava da cirurgia de catarata. Agora, os procedimentos cirúrgicos serão realizados no hospital municipal de Miranda nos dias 21, 22 e 23 de outubro.

Severino de Almeida, morador da aldeia Passarinho, contou sua experiência ao participar da triagem. Ele acordou de madrugada e percorreu um longo caminho até a aldeia Cachoeirinha para realizar os exames que confirmaram a necessidade de cirurgia. “Agora é só esperar. Com certeza minha vida vai melhorar, e a saúde também. O atendimento foi excelente, e se Deus quiser, vou ficar melhor”, disse.

Outro paciente, Hugo de Almeida, também celebrou a oportunidade. "Eu precisava muito dessa cirurgia, e foi ótimo que vieram até nós, porque pagar por isso seria muito caro. Agora vou enxergar melhor", destacou.

Marta Madalena, da aldeia Moreira, também foi beneficiada e agradeceu pela iniciativa. “Os profissionais da saúde nos avisaram em casa sobre o mutirão. Fui com fé e esperança, fiz o exame e agora só falta a cirurgia. Muita gente estava precisando desse atendimento”, afirmou.

Fernando Jorge, da aldeia Passarinho, fez questão de elogiar a organização do mutirão e o atendimento próximo à comunidade. “Muitos de nós não têm condições de se deslocar para fazer esses exames, então trazer tudo isso para a aldeia foi como um prêmio. Muita gente, especialmente os idosos, está precisando dessa ajuda para melhorar a visão”, enfatizou.

Firmo Nogueira, que também está na lista para a cirurgia, falou da importância dessa ação para toda a comunidade indígena. “Todos estamos sendo bem atendidos, e a comunidade precisa cada vez mais de iniciativas de saúde como esta”, afirmou o morador da aldeia Passarinho, da etnia terena.

O programa “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila” tem como meta reduzir as filas para cirurgias eletivas, muitas das quais ficaram represadas devido à pandemia e outras circunstâncias. Desde o início, o programa já realizou 24.105 cirurgias, das quais 15.447 foram oftalmológicas, 1.447 ortopédicas, 447 vasculares, 441 de vias aéreas, 5.274 cirurgias gerais e 1.049 geniturinárias.

A ação em Miranda foi planejada com o objetivo de atender pacientes que enfrentam dificuldades de locomoção, levando os exames e atendimentos até a aldeia Cachoeirinha, e garantindo que as cirurgias possam ocorrer no hospital municipal da cidade.



Por: Marcos Vinicius - Jornal A Princesinha News
Postagem Anterior Próxima Postagem
A Princesinha News - Aquidauana - Mato Grosso do Sul

Publicidade

Publicidade