Publicidade

Alistamento feminino nas Forças Armadas será permitido em 3 cidades de MS

                                                                Foto: Agência/ Gov


Alistamento feminino nas Forças Armadas será permitido em 3 cidades de MS

Conforme o site Campo Grande news, a partir de janeiro de 2025, o alistamento militar feminino será oficialmente implementado no Brasil, permitindo que mulheres nascidas em 2007 possam se inscrever para participar do serviço militar. A medida foi regulamentada pelo Ministério da Defesa e publicada hoje (13) no Diário Oficial da União, marcando um passo importante na inclusão feminina em áreas anteriormente dominadas por homens.

Conforme a portaria, o alistamento estará disponível entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2025 e será exclusivo para jovens residentes em determinados municípios. No estado do Mato Grosso do Sul, as cidades contempladas são Campo Grande, para alistamento no Exército, e Corumbá e Ladário, para inscrição na Marinha.

O processo poderá ser realizado tanto de forma online, através do site oficial do alistamento militar (https://alistamento.eb.mil.br), onde as candidatas devem inserir o CPF para validação dos dados, quanto presencialmente, nas Juntas de Serviço Militar das cidades participantes.

A seleção contará com múltiplas etapas, incluindo inspeção de saúde. Apenas as candidatas que passarem por todas as fases sem restrições poderão ser incorporadas às unidades militares. Aquelas que não forem selecionadas por excederem a demanda das Forças Armadas serão informadas entre 10 de dezembro de 2025 e 9 de janeiro de 2026. As aprovadas iniciarão o serviço em duas turmas, previstas para março e agosto de 2026.

Expansão e Oportunidades

A portaria destaca a oferta inicial de 1,5 mil vagas, como parte de um projeto inédito realizado em conjunto pelos comandos das Forças Armadas e pelo Ministério da Defesa. O serviço militar feminino, que terá a duração mínima de 12 meses, poderá ser prorrogado anualmente, respeitando o limite de até oito anos.

Atualmente, cerca de 37 mil mulheres fazem parte do efetivo das Forças Armadas. 


Por: Julia Fernandes - Jornal A Princesinha News

 

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

A Princesinha News - Aquidauana - Mato Grosso do Sul

Publicidade

Publicidade