Publicidade

Com Zé Gotinha, secretarias de Saúde e de Educação fortalecem cobertura vacinal nas escolas

Divulgação Governo MS

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED), deu início nesta segunda-feira (4) à campanha "Aluno Imunizado". Até 14 de novembro, equipes da SES vão percorrer escolas públicas para revisar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes, garantindo que estejam atualizadas conforme o calendário vacinal.

Em Campo Grande, o lançamento da campanha foi especial para as crianças do Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (CEI Zedu), que receberam a visita do Zé Gotinha, personagem símbolo da vacinação no Brasil. Com seu jeito divertido, ele interagiu com os pequenos, reforçando de forma lúdica a importância das vacinas. A presença do personagem trouxe animação e ajudou a conscientizar sobre a imunização.

A coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, explicou que o programa tem um papel educativo, além de monitorar as cadernetas. "Esperamos não só atualizar as vacinas, mas também conscientizar as famílias sobre a importância da vacinação para a saúde coletiva", destacou Ana Paula. Após a análise das cadernetas, a equipe emite a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA), documento exigido durante a matrícula escolar e que reforça a cobertura vacinal entre os estudantes.

Essa ação, que visa tanto a imunização quanto a orientação, facilita o processo de matrícula ao evitar que os pais precisem buscar postos de saúde. Em Campo Grande, o objetivo é atender 30% das escolas, enquanto no interior do estado a estratégia será ampliada para todas as unidades escolares.

A diretora do CEI Zedu, Fátima Mack, celebrou a parceria com a SES e ressaltou a importância da ação. "Os pais estão comprometidos, trazendo as carteirinhas para a emissão da DVA. A presença do Zé Gotinha foi um momento especial que marcou a campanha e encantou as crianças", disse Fátima.

Com a atuação direta nas escolas, a estratégia "Aluno Imunizado" facilita a atualização vacinal e orienta as famílias sobre a importância das vacinas, prevenindo doenças imunopreveníveis e promovendo um ambiente escolar mais seguro e saudável para todos.



Por: Carlos Henrique - Jornal A Princesinha News 

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

A Princesinha News - Aquidauana - Mato Grosso do Sul

Publicidade

Publicidade