Governo MS |
Mato Grosso do Sul contabiliza, em 2024, um total de 19.358 casos prováveis de dengue, sendo 15.982 confirmados, de acordo com o boletim da 44ª semana epidemiológica divulgado nesta sexta-feira (8) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Até o momento, foram registradas 30 mortes pela doença, com outros 17 óbitos ainda sob investigação.
Os municípios de Antônio João e Laguna Caarapã registraram uma incidência média de novos casos nas últimas duas semanas. Os óbitos confirmados ocorreram em várias cidades, entre elas Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, e Campo Grande. Das vítimas fatais, 15 apresentavam comorbidades, o que pode ter agravado o quadro de saúde.
Vacinação contra a dengue
Até o momento, foram aplicadas 98.784 doses da vacina contra a dengue em Mato Grosso do Sul, para o público elegível. O Estado recebeu 189.910 doses do imunizante do Ministério da Saúde. A vacinação consiste em duas doses com um intervalo de três meses entre elas.
Casos de Chikungunya
A chikungunya também preocupa: até agora, o Estado registrou 3.289 casos prováveis, com 911 confirmados. No entanto, não há registros de mortes pela doença. A SES reforça que, ao apresentar sintomas de dengue ou chikungunya, a população deve procurar uma unidade de saúde e evitar a automedicação.
Por: Lucas Lima - Jornal A Princesinha News