Publicidade

Detran-MS alerta motoristas sobre golpe de SMS com falsas notificações de multa

Reprodução Governo MS

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) emitiu um alerta para um novo golpe que tem enganado motoristas com mensagens falsas de notificações de multas e penalidades. O esquema ocorre via SMS, onde a vítima recebe uma mensagem afirmando que sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está em processo de suspensão. A mensagem direciona para um link que simula o site oficial do Governo Federal (GOV.BR).

Ao acessar o link, o condutor é levado a uma página que imita o portal do governo, onde insere dados pessoais para verificar a suposta infração. O site fraudulento apresenta informações detalhadas sobre a multa e oferece um campo para "regularização" da situação, induzindo a vítima a realizar pagamentos para evitar a suspensão da CNH.

Em Mato Grosso do Sul, o golpe começou a ser relatado em Nova Andradina, onde cerca de dez pessoas receberam a mensagem, e pelo menos duas chegaram a efetuar pagamentos, com valores de R$ 119 e R$ 193. O Detran-MS informou que ainda não há dados precisos sobre quantas pessoas foram vítimas no estado.

O Diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira, destacou que o órgão não realiza notificações ou solicita pagamentos via SMS. "As notificações oficiais do Detran-MS são publicadas em edital no Diário Oficial do Estado, enviadas por correspondência pelos Correios, ou através do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito", esclareceu Ferreira.

Motoristas que tiverem dúvidas sobre notificações devem acessar os canais oficiais do Detran-MS, como o Portal de Serviços Meu Detran, o aplicativo Detran MS, ou entrar em contato pelos telefones 154 (Capital) e (67)3368-0500 (Interior). O órgão também possui 94 agências no estado para atendimento presencial.

Esse golpe também foi registrado em outros estados, incluindo Espírito Santo, Mato Grosso, São Paulo e Paraíba, reforçando a importância de motoristas redobrarem a atenção e verificarem a autenticidade de qualquer mensagem recebida.

Divulgação 


Por: Carlos Henrique - Jornal A Princesinha News 

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

A Princesinha News - Aquidauana - Mato Grosso do Sul

Publicidade

Publicidade