Governo de MS |
A Secretaria Estadual de Fazenda de Mato Grosso do Sul (Sefaz-MS) iniciará em dezembro a entrega dos carnês do IPVA 2025. No primeiro lote, serão distribuídos 872,9 mil boletos. O IPVA é a segunda maior fonte de arrecadação tributária do estado, atrás apenas do ICMS, e também beneficia os municípios, que recebem 50% do total arrecadado.
De acordo com o secretário estadual de Fazenda, Flávio César, a expectativa de arrecadação para 2025 é de R$ 1,2 bilhão. "Os valores do IPVA são fundamentais para o planejamento financeiro, sendo aplicados em áreas essenciais como educação, saúde e segurança pública", destacou.
Descontos e alíquotas
Para o próximo ano, o governador Eduardo Riedel manteve os tradicionais 15% de desconto para pagamento à vista e a redução nas alíquotas de diversos tipos de veículos:
Automóveis de passeio: 3% (redução de 40%).
Caminhões, ônibus e micro-ônibus: 1,5% (redução de 50%).
Motorhomes: 1,5% (redução de 50%).
Motocicletas: 2%.
Veículos a diesel: 4,5% (redução de 25%).
Veículos movidos a GNV continuam isentos do tributo.
Forma de pagamento e acesso digital
Os carnês serão entregues com a opção de pagamento à vista ou parcelado. Para quem optar pelo parcelamento, apenas a primeira parcela será enviada por boleto; as demais devem ser emitidas pelo portal e-Fazenda (https://eservicos.sefaz.ms.gov.br).
O portal oferece um ambiente seguro e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Os contribuintes podem se cadastrar no e-Fazenda de maneira simples e intuitiva ou utilizar o login do Gov.BR para acessar serviços digitais.
Regularização de débitos
Contribuintes com débitos de IPVA de anos anteriores poderão regularizar a situação e pagar o IPVA 2025 normalmente. Os valores atrasados podem ser parcelados em até 10 vezes, desde que não estejam inscritos em dívida ativa.
Entrega e segunda remessa
Os proprietários que adquirirem veículos no final do ano terão os carnês entregues em uma segunda remessa, no início de janeiro.
A Sefaz-MS reforça a importância do cumprimento do pagamento para manter a regularidade veicular e contribuir com o desenvolvimento do estado. Mais informações estão dis
poníveis no portal IPVA – SEFAZ MS.
Por: Francis Leone - Jornal A Princesinha News