Agência Brasil |
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, emitiu nesta quinta-feira (7) um alerta sobre a possível formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) neste fim de semana, dias 9 e 10 de novembro. O fenômeno, caracterizado por um corredor de nuvens que se estende desde o sul da região amazônica até o sul do oceano Atlântico, tende a provocar chuvas intensas e tempestades nas regiões Centro-Oeste e Sudeste durante a transição da primavera para o verão.
A ZCAS costuma se formar quando há um canal de umidade persistente por pelo menos quatro dias consecutivos, favorecendo o aumento das chuvas e das tempestades. Por isso, o Inmet orienta a população e autoridades a acompanhar as atualizações climáticas nos próximos dias para monitorar a possível evolução desse fenômeno.
Alerta para segundo domingo do Enem
O Inmet destaca que o alerta de chuvas coincide com o segundo domingo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 10 de novembro. Nesse dia, milhões de candidatos farão as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e de matemática, com a possibilidade de enfrentarem condições climáticas adversas em várias regiões.
Aviso laranja para chuvas intensas
Além do alerta sobre a ZCAS, o Inmet emitiu um aviso meteorológico laranja, válido entre 13h de quinta-feira (7) e 10h de sexta-feira (8), alertando para o risco de chuvas de até 60 mm/h e ventos de até 100 km/h. Esse aviso de "perigo" abrange diversas áreas, incluindo Goiás, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Distrito Federal, partes de Tocantins, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, centro de Minas Gerais, oeste da Bahia, centro-sul do Amazonas, oeste de Santa Catarina e região metropolitana do Rio de Janeiro.
Segundo o Inmet, as condições adversas representam risco de corte de energia, quedas de galhos, alagamentos e descargas elétricas. No sistema de alertas do instituto, o aviso laranja indica "perigo", enquanto o alerta vermelho — o mais alto — representa uma situação de “perigo extremo”.
Por: Marcos Vinicius - Jornal A Princesinha News