Foto: Agepen |
A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) inaugurou o novo Setor de Saúde no Estabelecimento Penal de Aquidauana (EPA), uma reestruturação que promete melhorias no atendimento médico e odontológico dos internos.
As mudanças incluíram a criação de um gabinete exclusivo para atendimentos odontológicos, um espaço próprio para consultas médicas e um ambiente ambulatorial equipado para medicação, aplicação de oxigênio e outros procedimentos, alinhados aos padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS). A reforma foi realizada em 75 dias com o uso de mão de obra prisional, envolvendo a participação de oito internos, e também contemplou a climatização dos ambientes.
Parcerias e benefícios
O novo setor, que registra uma média de 20 atendimentos diários, foi viabilizado graças à parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e ao apoio do Conselho da Comunidade. Segundo o diretor do presídio, policial penal Cláudio Reis Alviço, a colaboração com órgãos municipais, hospitais e outras instituições tem sido fundamental não apenas para a reforma, mas também para outras melhorias na unidade.
“Além do setor de saúde, outras melhorias têm sido realizadas na unidade. Os internos também contribuem para a saúde pública por meio de serviços como a reforma de móveis hospitalares, manutenção de ventiladores para postos de saúde e fabricação de cadeiras de rodas”, destacou o diretor.
Compromisso com a saúde e assistência
Para Maria de Lourdes Delgado Alves, diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, a reforma marca uma conquista importante.
“Essa conquista representa uma melhora significativa para os profissionais de saúde que atuam no local, bem como para os atendimentos prestados”, afirmou.
A reestruturação demonstra o compromisso da Agepen em oferecer condições adequadas tanto para os internos quanto para os profissionais, promovendo um ambiente mais eficiente e humanizado no EPA.
Por: Lucas Lima - Jornal A Princesinha News