![]() |
Divulgação Campo Grande News |
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da Promotoria Eleitoral de Nova Andradina, denunciou o blogueiro Murilo Cesar Carneiro da Silva, conhecido como “Pagodinho”, por espalhar fake news e praticar violência política de gênero durante as eleições municipais de 2024. Caso seja condenado, ele poderá cumprir até seis anos de prisão.
De acordo com a denúncia, Murilo Cesar, responsável pela página @novafogooficial no Instagram, que conta com 109 mil seguidores e significativa influência na região, teria publicado ofensas humilhantes e constrangedoras contra uma candidata. Além disso, ele é acusado de disseminar informações falsas em grupos de aplicativos de mensagens e de desobedecer ordens da Justiça Eleitoral para cessar os ataques.
Os crimes apontados incluem divulgação de fatos inverídicos, desobediência à Justiça Eleitoral e violência política de gênero. As acusações fazem parte da “Operação Fake Fire”, deflagrada pelo MPMS no dia 2 de outubro do ano passado. Na ocasião, o Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao blogueiro, que passou a usar tornozeleira eletrônica, conforme o Campo Grande News.
Medidas cautelares também foram impostas, como proibição de se ausentar da cidade sem autorização judicial, recolhimento domiciliar em horários específicos e proibição de divulgar qualquer informação relacionada à campanha eleitoral, seja direta ou indiretamente.
A reportagem tentou contato com Murilo Cesar Carneiro pelo WhatsApp e pelo Instagram, mas até o momento não obteve resposta. O espaço permanece aberto para eventual manifestação.
Por: Lucas Lima - Jornal A Princesinha News