Publicidade

Dengue e Chikungunya: Mato Grosso do Sul registra alta nos casos e reforça vacinação

Ilustrativa 

O Mato Grosso do Sul já contabiliza 19.473 casos prováveis de dengue em 2024, dos quais 16.207 foram confirmados. Os dados são do boletim da 51ª semana epidemiológica, divulgado nesta sexta-feira (27) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Até o momento, 32 óbitos foram confirmados pela doença e outros 17 seguem sob investigação.

Situação nos municípios

Nos últimos 14 dias, municípios como Amambai, Laguna Carapã, Miranda, Aquidauana, e Três Lagoas registraram baixa incidência de casos confirmados. Já as mortes ocorreram em 18 cidades, incluindo Campo Grande, Dourados, Bonito, e Maracaju. Entre as vítimas fatais, 15 apresentavam comorbidades.

Vacinação contra a dengue

A SES informa que 120.267 doses da vacina contra dengue já foram aplicadas no Estado. O imunizante é recomendado para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária com maior número de hospitalizações. O esquema vacinal consiste em duas doses com intervalo de três meses. Mato Grosso do Sul recebeu, até agora, 189.910 doses do imunizante do Ministério da Saúde.

Casos de Chikungunya

Em relação à Chikungunya, foram registrados 2.757 casos prováveis no Estado, sendo 919 confirmados. Apesar disso, não houve mortes causadas pela doença até o momento.

Cuidados e prevenção

A SES reforça a importância de evitar automedicação em casos de sintomas como febre alta, dores musculares e articulares. A orientação é procurar atendimento médico em uma unidade de saúde do município.

A população também deve seguir atenta às medidas de prevenção, como eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das duas doenças.



Por: Francis Leone - Jornal A Princesinha News 

Postagem Anterior Próxima Postagem
A Princesinha News - Aquidauana - Mato Grosso do Sul

Publicidade

A Princesinha News - Aquidauana - Mato Grosso do Sul

Publicidade

Publicidade