Foto: Ilustrativa
Golpistas estão se passando pelos Correios para enviar mensagens SMS sobre mercadorias supostamente retidas pela alfândega.
O esquema leva a vítima a acessar um site falso e efetuar um pagamento via PIX para liberar o item (veja abaixo como se proteger). Os criminosos têm enviado a mensagem abaixo, contendo erros de ortografia:
"Correios: Informamos que sua encomenda foi retida para anlise pela fiscalizao alfandegria. Consulte detalhes acessando: pedidobarrado.com"
O g1 procurou os Correios para comentar o caso, mas não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem. Em seu site, a empresa alerta que os "Correios não enviam e-mail para pagamento de tributos ou taxas com links para serem clicados."
O g1 verificou que o site fraudulento utiliza os mesmos elementos visuais dos Correios. Ele solicita que a pessoa clique em um botão para liberar o pedido. Em seguida, a vítima é redirecionada para uma página de pagamento, onde é solicitado o valor de R$ 47,50 via PIX.
Esse tipo de golpe virtual é chamado de "phishing", palavra que faz um trocadilho com a palavra "fishing" ("pesca", traduzida do inglês). O golpe consiste em jogar uma isca (um e-mail fraudulento, por exemplo) esperando que as vítimas "mordam" (cliquem no link).
Por: Julia Fernandes - Jornal A Princesinha News