PMA |
Neste fim de semana, a Polícia Militar Ambiental (PMA), em conjunto com a Polícia Militar Rural, realizou uma série de operações no âmbito da Operação Piracema, resultando na apreensão de 116,95 kg de pescado e na identificação de práticas ilegais em diferentes localidades de Mato Grosso do Sul.
Na rodovia MS-382, próximo à cidade de Guia Lopes da Laguna, três homens foram abordados enquanto transportavam sacos sujos de sangue em duas motocicletas. Após a inspeção, foi constatado que o conteúdo dos sacos eram peixes capturados ilegalmente durante o período de defeso, época destinada à reprodução das espécies. Entre os 18 exemplares apreendidos estavam 12 jaús, 4 pintados e 2 curimbatás, todos capturados com o uso de uma tarrafa escondida às margens do Rio Miranda. Os suspeitos, juntamente com o pescado e os veículos, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Jardim.
Simultaneamente, outra ação ocorreu na Corredeira do Morcego, nas proximidades do distrito de Camisão, às margens do Rio Aquidauana. A PMA apreendeu uma tarrafa e cinco peixes da espécie armal, após denúncia de pesca predatória. Todo o material foi direcionado ao 2º Pelotão da Polícia Militar Ambiental (PPMA) de Aquidauana para os trâmites legais.
Além disso, a 60 km de Aquidauana, dois indivíduos foram flagrados praticando pesca em período de defeso. Com eles, foram encontrados equipamentos de pesca (varas com carretilha e molinete), um peixe da espécie piranha e duas armas de fogo, sendo revólveres calibre 38. Cada infrator foi multado em R$ 1.500,00, e o caso foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Aquidauana.
Essas ações reforçam o compromisso das forças policiais na proteção dos recursos pesqueiros e no combate às atividades predatórias, especialmente durante a piracema, um período crucial para a preservação das espécies.
Divulgação |
Por: Lucas Lima - Jornal A Princesinha News
Assessoria de Comunicação do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental