Redes Sociais |
Na manhã desta quinta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) desembarcaram no Aeroporto Internacional de Campo Grande, às 08h14, em voo oficial. A comitiva seguiu para Ribas do Rio Pardo, a 98 km da capital, onde participaram da inauguração da nova fábrica da Suzano, considerada a maior unidade de celulose do mundo em linha única. O evento teve início às 09h (horário local) e contou com um esquema reforçado de segurança envolvendo a Polícia Rodoviária Federal e o Exército.
Um marco para a economia e o meio ambiente
Com 600 mil hectares de eucalipto plantados no estado, a Suzano consolidou um projeto que integra todo o processo produtivo — do plantio das sementes ao corte da madeira e à produção de celulose. A fábrica de Ribas do Rio Pardo é um marco industrial e ambiental, destacando Mato Grosso do Sul como um dos principais polos mundiais no setor.
Terceira visita presidencial ao estado em 2024
Esta foi a terceira visita de Lula ao Mato Grosso do Sul neste ano. Em abril, o presidente esteve em Campo Grande para marcar o início das exportações de carne da JBS para a China e discutir a proposta de compra das terras indígenas de Ñande Ru Marangatu.
Já em junho, Lula sobrevoou o Pantanal acompanhado do governador Eduardo Riedel (PSDB) e das ministras Simone Tebet (Planejamento) e Marina Silva (Meio Ambiente), durante os incêndios florestais que atingiram o bioma. Na ocasião, ele anunciou uma nova política de manejo integrado do fogo, combinando técnicas modernas e conhecimentos tradicionais para promover o uso sustentável do fogo na agropecuária.
Impactos esperados
A inauguração da fábrica da Suzano não só reforça o papel do Mato Grosso do Sul na economia nacional como também fortalece o compromisso com práticas de produção sustentável, alinhadas às políticas ambientais defendidas pelo governo federal.
Por: Francis Leone - Jornal A Princesinha News