Na manhã desta terça-feira (3), uma seringueira centenária, localizada no cruzamento das ruas Dos Missionários e João Vicente Ferreira, no Jardim Paulista, em Dourados, desabou e causou estragos significativos. A árvore gigantesca atingiu cinco veículos, dois deles – um Voyage e um Citroën Picasso – ficaram completamente destruídos. Nenhum dos proprietários dos carros tinha seguro. Outros três veículos, incluindo duas caminhonetes, também foram danificados.
Com raízes e tronco imponentes, a seringueira fazia parte do Patrimônio Histórico do Município desde 2010. No entanto, em dezembro de 2021, a Câmara de Vereadores revogou seu tombamento por meio de uma lei sancionada pelo prefeito Alan Guedes (PP), após o laudo ambiental declarar a árvore “condenada”.
Em março de 2023, o Instituto Municipal de Meio Ambiente (Imam) autorizou oficialmente a retirada da seringueira, e, no mês seguinte, a Secretaria Municipal de Governo informou que o corte seria incluído no cronograma da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Apesar disso, a árvore permaneceu de pé, despertando preocupação entre moradores, alguns dos quais chegaram a mudar de endereço temendo que a queda causasse danos às suas residências.
O desfecho esperado, mas adiado, ocorreu hoje, e os danos reforçam as críticas à demora na execução do corte. O trabalho de remoção do tronco e dos galhos deve durar pelo menos dois dias, de acordo com a Defesa Civil.
A prefeitura de Dourados foi procurada para comentar o incidente e esclarecer os motivos da demora na remoção da seringueira, mas, até o momento, não se manifestou.
Por: Julia Fernandes - Jornal A Princesinha News
*Campo Grande News *