A Princesinha News - Aquidauana - Mato Grosso do Sul

Publicidade

Polícia Militar Ambiental resgata 42 filhotes de caturrita no Pantanal e encaminha aves para reabilitação em Campo Grande

PMA

Na manhã desta sexta-feira (03), a Polícia Militar Ambiental de Corumbá transportou 42 filhotes de caturrita (Myiopsitta monachus) para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande. As aves, resgatadas em dezembro no Pantanal sul-mato-grossense, enfrentaram um delicado processo de salvamento em uma área de difícil acesso.

O resgate foi realizado após uma denúncia de uma moradora da região do Cedro, que alertou sobre a queda de um ninho. Ao chegarem ao local, os agentes encontraram aproximadamente 120 filhotes, mas muitos não resistiram às condições adversas. Devido à localização remota, foi necessário o uso de um helicóptero para realizar a operação.

Os filhotes sobreviventes passaram 16 dias sob os cuidados da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, vinculada à Prefeitura de Corumbá, antes de serem encaminhados ao CRAS. Em Campo Grande, as aves receberão cuidados especializados e serão reabilitadas para, caso possível, retornarem ao habitat natural no Pantanal.

A Polícia Militar Ambiental destacou a importância da preservação da fauna silvestre para a recuperação do ecossistema pantaneiro, que ainda enfrenta desafios após os graves incêndios de 2024. A ação reforça o compromisso com a proteção da biodiversidade na região.



Por: Carlos Henrique - Jornal A Princesinha News 

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade

Publicidade