![]() |
TopMidíaNews |
Mato Grosso do Sul já contabiliza 5.014 casos prováveis de Dengue em 2025, com 1.663 confirmações da doença até a 11ª semana epidemiológica, conforme boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta quinta-feira (20). Além disso, o Estado registrou quatro óbitos confirmados em decorrência da doença, enquanto outros sete casos estão em investigação.
Os municípios de Paraíso das Águas e Japorã apresentam uma incidência média de casos confirmados nos últimos 14 dias, de acordo com o relatório da SES. As mortes confirmadas ocorreram nas cidades de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina e Aquidauana. Dentre as vítimas fatais, duas possuíam comorbidades.
Além da Dengue, Mato Grosso do Sul também enfrenta um número expressivo de casos de Chikungunya. O Estado já registrou 3.165 casos prováveis da doença, sendo 529 confirmações. O boletim da SES ainda aponta que oito casos foram identificados em gestantes. A cidade de Dois Irmãos do Buriti foi onde ocorreu o primeiro óbito relacionado à Chikungunya.
Conforme o site TopMidía, Diante do cenário preocupante, a SES reforça a necessidade de prevenção contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A população deve evitar o acúmulo de água parada, principal criadouro do inseto. A secretaria também alerta para que as pessoas não se automediquem e, em caso de sintomas como febre, dores no corpo, manchas vermelhas e cansaço, procurem uma unidade de saúde para diagnóstico e acompanhamento médico adequado.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News