![]() |
Foto: AGECOM |
A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento (SESAU), em parceria com o Lions Clube de Aquidauana e o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), realizou, na manhã desta terça-feira (19), um mutirão de prevenção e controle do diabetes na Aldeia Limão Verde.
Durante a ação, foram realizados testes de glicemia capilar para identificar casos suspeitos e reforçar a necessidade de acompanhamento médico regular. Além disso, os pacientes da aldeia tiveram acesso a serviços essenciais, como coleta de preventivo, testes rápidos, atualização de vacinas e atendimentos com clínico geral, nutricionista e dentista. A programação também incluiu atividades do Programa Hiperdia, que orienta sobre hipertensão arterial e diabetes, além de auriculoterapia.
O evento contou com a presença do prefeito Mauro do Atlântico, da supervisora da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, Josilene Rosa, das policiais Jaqueline e Nadia, do PROMUSE/PM, e de representantes do Lions Clube, como Inácia Gabriel, Ernandes Peixoto, Rosy Ribeiro e Edmilson Aurelio Marcos. Também participaram a secretária da SESAU, Sandra Calonga, e o chefe de Gabinete, Anderson Meireles.
Para viabilizar a ação, o Lions Clube de Aquidauana fez a doação de materiais essenciais para o atendimento dos pacientes, incluindo três aparelhos glicosímetros, 600 tiras reagentes, 700 lancetas de segurança, uma caixa de descarte para agulhas, dois aparelhos de pressão arterial e mil panfletos informativos sobre prevenção e controle do diabetes.
O prefeito Mauro do Atlântico destacou a importância da iniciativa. “A saúde preventiva é uma das nossas prioridades. Sabemos do alto índice de diabéticos nas nossas aldeias e, quando recebemos o convite do Lions Clube, vimos uma oportunidade de atender a uma necessidade da comunidade do Limão Verde. O diabetes exige acompanhamento contínuo, e é fundamental que a população tenha acesso a exames, orientações e tratamento adequado. Agradeço a parceria do Lions Clube de Aquidauana, do DSEI e de todos os nossos profissionais envolvidos”, afirmou.
A programação também incluiu palestras ministradas por nutricionistas e psicóloga, além de atividades conduzidas por um educador físico, reforçando a importância da prevenção de doenças crônicas.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Aquidauana e seus parceiros reforçam o compromisso com a promoção da saúde e a qualidade de vida da população indígena.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News
*Com informações da AGECOM*