![]() |
TopMidíaNews |
Conforme o site TopMidíaNews, Moradores de Chapadão do Sul, a 331 quilômetros de Campo Grande, foram surpreendidos com a formação de uma nuvem funil no final da manhã e início da tarde desta terça-feira (18). O fenômeno ocorreu em meio ao tempo instável que atinge a região e chamou a atenção de quem estava ao ar livre.
A nuvem funil, apesar de impressionante, não tocou o solo. Caso isso ocorresse, poderia ter se transformado em um tornado. Sua formação depende da combinação de fatores como forte instabilidade atmosférica, umidade suficiente e a presença de ventos cortantes, que criam rotação no ar.
De acordo com o meteorologista Gabriel Luan Rodrigues, do Portal Agrolink, a nuvem funil é uma coluna de ar giratória que se estende da base de uma nuvem, geralmente um cumulonimbus, sem tocar o solo. "Ela se forma quando há intensa rotação na atmosfera, muitas vezes associada a tempestades severas, mas sem um contato direto com a superfície, o que a diferencia de um tornado", explicou.
O fenômeno foi registrado justamente durante a abertura da Tecnoagro 2025, evento agrícola sediado este ano em Chapadão do Sul, aumentando ainda mais a repercussão do ocorrido.
Alerta de tempestades
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a possibilidade de tempestades atingirem grande parte de Mato Grosso do Sul ao longo desta terça-feira, podendo se estender até o final da manhã de quarta-feira (19). Segundo o comunicado, as chuvas podem chegar a 50 milímetros ao longo do dia, acompanhadas de ventos intensos de até 60 km/h e queda de granizo.
Diante das condições meteorológicas adversas, o Inmet alerta para possíveis impactos, como corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos. Moradores da região devem ficar atentos e tomar precauções para minimizar riscos.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News