![]() |
Foto: AGECOM |
Startup Day destaca turismo e agronegócio em Aquidauana
No último sábado (22), Aquidauana foi palco de um dos eventos mais relevantes do cenário empreendedor: o Startup Day. O encontro aconteceu na UFMS – Campus I, na PIME (Primeira Incubadora Mista de Empresas), reunindo empreendedores, professores universitários, estudantes e a equipe da Sala do Empreendedor de Aquidauana.
Além de Aquidauana, o evento ocorreu simultaneamente em outras três cidades da região Oeste de Mato Grosso do Sul: Corumbá, Ladário e Guia Lopes da Laguna. A programação incluiu palestras e workshops com foco em turismo e agronegócio, setores estratégicos para a economia local.
Para muitos participantes, o evento foi uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências. Mariana Santos, empresária do setor pet, destacou a importância do evento para seu negócio:
"Essa foi a primeira vez que participei de um evento assim. Foi enriquecedor entender que existem editais abertos para ajudar a obter recursos financeiros. Gostei muito da abordagem sobre turismo, porque percebo que o setor está crescendo na região. Notei que alguns turistas deixavam de fazer certas atividades para cuidar de seus animais. Meu negócio oferece um serviço personalizado, e o evento me fez perceber como posso evoluir nesse aspecto."
Além do conhecimento adquirido, o Startup Day proporcionou um ambiente de networking e a oportunidade de explorar novas formas de financiamento para inovação, especialmente diante das mudanças climáticas e desafios do setor produtivo.
A iniciativa foi promovida pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Aquidauana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Sicredi, Futuro Importados, Pantabio e Pantaembryo.
Para João Romero, proprietário da House of English, o evento foi essencial para aprimorar sua visão de negócio:
"Esse evento me ajudou muito, principalmente na parte de desenvolver ideias. Aprendi sobre todos os processos envolvidos na criação de um projeto, analisando pontos positivos, causas, consequências e, principalmente, a viabilidade. Para o meu nicho, isso será muito importante, especialmente na criação de novos cursos para atender um público maior."
O Startup Day reforçou o papel da inovação e do empreendedorismo no crescimento regional, incentivando novos projetos e o fortalecimento dos negócios locais.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News