![]() |
Foto: AGECOM |
O município de Anastácio foi selecionado para a segunda fase da 10ª Mostra “MS Aqui Tem SUS” com o trabalho “A busca ativa como diferencial à pessoa enlutada para elaboração do luto saudável” — uma iniciativa inovadora que tem feito a diferença no cuidado com a saúde mental da população.
Entre os 179 autores e coautores participantes, Anastácio se destacou pelo serviço pioneiro de apoio às pessoas enlutadas, desenvolvido por meio do Grupo de Luto. Os encontros ocorrem semanalmente, sempre às segundas-feiras, das 7h30 às 8h30, no Centro de Especialidades Médicas (CEM).
O projeto teve início em setembro de 2024, como resposta ao aumento da demanda por atendimentos psicológicos no município. Desde então, foram realizadas 50 buscas ativas, resultando em números significativos:
08 encaminhamentos para psicoterapia
11 para psiquiatria
02 internações
15 pessoas integradas ao Grupo de Luto
Além disso, diversos acolhimentos iniciais foram conduzidos com empatia e sensibilidade pelas equipes de saúde.
A proposta tem como objetivo principal prevenir agravos à saúde mental, acolher e monitorar pessoas em processo de luto, oferecendo um espaço seguro e humanizado para que possam vivenciar esse momento de forma mais saudável.
Parabenizamos todos os profissionais envolvidos por esse trabalho inspirador, que reafirma o compromisso de Anastácio com um SUS que funciona, cuida e transforma vidas.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News