![]() |
Ilustrativo |
Transformar a escola em um ambiente mais acolhedor, inspirar colegas e deixar um legado. Esse é o desafio aceito pelos participantes do Projeto Estudantes no Controle, promovido pela Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED). A iniciativa, considerada uma das maiores em protagonismo estudantil do estado, está com inscrições abertas até esta quarta-feira, dia 9 de abril.
Em constante crescimento, o projeto chega à edição de 2025 com novidades que prometem engajar ainda mais os estudantes. Neste ano, as escolas da Rede Estadual serão divididas em três grupos para a primeira fase da competição:
Grupo Escolas Sênior
Grupo Escolas Novatas
Grupo Escolas IQ (Indígenas e Quilombolas)
Outra mudança significativa é a nova estrutura de fases, que passam a se chamar Fase Classificatória e Fase Unificada. As alterações foram pensadas para tornar a disputa mais dinâmica e inclusiva.
Para ampliar o impacto das ações desenvolvidas pelos alunos, a edição de 2025 também contará com três eixos temáticos. Cada escola deverá escolher um deles para orientar seus projetos durante o Desafio Final:
Bem-estar, esporte, saúde e qualidade de vida
Acessibilidade, inclusão, solidariedade e cidadania
Sustentabilidade ambiental e conservação do patrimônio
Ao final da Fase Unificada, serão premiadas as cinco escolas com melhor desempenho em cada eixo, totalizando 15 vencedoras, como ocorreu na edição anterior.
Em 2024, a cerimônia de premiação aconteceu no Bioparque Pantanal e contou com a presença do governador Eduardo Riedel e da primeira-dama Mônica Riedel. Na ocasião, o governador destacou a importância da iniciativa para a formação dos jovens:
> “Essa atitude dentro da escola vai ficar para a vida de vocês. Na convivência, na formação de equipe, na liderança... vocês são líderes, protagonistas da vida de vocês. Tem um estado fantástico pela frente, com conquistas a serem feitas. Vocês podem ser o que quiserem e vão chegar lá.”
Com foco na cidadania, participação ativa e na melhoria do ambiente escolar, o Projeto Estudantes no Controle oferece aos alunos a chance de exercerem o protagonismo e contribuírem com mudanças reais em suas comunidades escolares.
As escolas interessadas devem se apressar: o prazo de inscrição termina nesta quarta-feira, 9 de abril.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News