![]() |
CampograndeNews |
Fundada 19 dias antes de Corumbá, em setembro de 1778, Ladário é um município de território pequeno, mas de grande valor ecológico e paisagístico. Situada às margens do Rio Paraguai, a cidade abriga uma parte significativa do Pantanal, destacando-se com a Baía Negra – uma área rica em biodiversidade, história e beleza natural, cercada pela morraria do Urucum e pelo rio. O local é ponto de encontro para observadores de aves, turistas e aventureiros em busca de adrenalina sobre duas rodas.
Foi justamente esse cenário único que inspirou o administrador de empresas e ciclista corumbaense Carlos Biava, de 27 anos, a criar o primeiro desafio de mountain bike da Baía Negra. Apaixonado pelo esporte e competidor profissional há cinco anos, com participações em provas de destaque como a Brasil Ride, Carlos decidiu transformar a paixão em evento, promovendo saúde, lazer e integração.
O desafio acontece neste domingo e contará com cinco categorias, reunindo 150 ciclistas do Mato Grosso do Sul e também da Bolívia. A prova será realizada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra, a primeira unidade de conservação do Pantanal sul-mato-grossense.
“Aqui, a gente tem cenário completo: cem por cento natureza, morro, água, Pantanal”, destaca Carlos. “A prova vai ser uma experiência maravilhosa, uma reunião da galera, promoção de saúde e lazer em família, a união do grupo”.
Com a proposta de unir esporte e natureza, o evento coloca Ladário no mapa do ciclismo de aventura e reforça a importância da conservação da Baía Negra, um verdadeiro paraíso ainda pouco explorado.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News