![]() |
DouradosNews |
A Prefeitura de Dourados, por meio do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira (08) à 5ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento, que segue até quinta-feira (10), está sendo realizado no Bloco 10 da Unigran e tem como tema central “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”.
A conferência propõe um espaço de debate, formulação de propostas e fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde ocupacional. Na programação estão previstas palestras com especialistas, mesas-redondas e grupos temáticos. Entre os destaques estão a palestra magna da engenheira de Trabalho Adriana Flores e o debate conduzido pelo dr. Marcos Perez sobre a Política Nacional de Saúde do Trabalhador.
De acordo com o ouvidor do SUS em Dourados e conselheiro municipal de Saúde, Jhonatan Willian da Silva, essa é a primeira conferência específica sobre o tema em dez anos. “Será um marco para discutirmos os impactos da pandemia, as novas relações de trabalho e garantirmos um SUS mais eficiente para todos”, afirmou. Ele também reforçou a importância da participação da comunidade, incluindo usuários, acadêmicos e trabalhadores.
Jhonatan, que também coordena a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), agradeceu o apoio da gestão municipal, especialmente do secretário de Saúde Márcio Figueiredo e da equipe técnica da pasta. A CISTT, composta por 23 entidades, tem promovido discussões importantes sobre saúde ocupacional e as condições de trabalho no município.
A conferência está organizada em três eixos principais: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Novas Relações de Trabalho e seus Impactos na Saúde; e Participação Popular e Controle Social no SUS. Ao final do evento, serão eleitos os delegados que representarão o município nas próximas etapas das conferências regionais e nacionais.
Jhonatan também destacou o papel do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Dourados na liderança do presidente enfermeiro Genivaldo Dias. “Com 16 conselheiros representando usuários, gestores, prestadores e trabalhadores, atuamos de forma ativa na deliberação, fiscalização e monitoramento das políticas públicas de saúde”, pontuou.
Segundo ele, a conferência é fundamental para melhorar o atendimento aos trabalhadores no SUS, desde o agendamento de consultas até o tratamento de doenças ocupacionais. Entre os temas debatidos estão a redução no tempo de marcação de exames, criação de protocolos específicos nos postos de saúde e a garantia de atendimento prioritário para doenças relacionadas ao trabalho.
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Prefeitura de Dourados. São disponibilizadas 400 vagas para participantes interessados.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News