![]() |
Arquivo SES |
Desde o lançamento em maio de 2023, o programa “MS Saúde – Mais Saúde, Menos Filas”, criado pelo Governo de Mato Grosso do Sul por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), já superou a marca de 2.682 cirurgias ortopédicas realizadas em todo o estado.
Com o objetivo de reduzir as filas para procedimentos eletivos, como cirurgias, exames e consultas, a iniciativa tem se destacado principalmente na área ortopédica — uma das mais procuradas pela população e com alta demanda de judicialização. Para atender a essa necessidade, o programa tem ampliado a oferta de serviços em diversas regiões.
“A demanda por cirurgias ortopédicas é um desafio que temos enfrentado. Para acelerar os atendimentos, o ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila’ vem expandindo o acesso a esses serviços ao longo do último ano. A SES tem firmado contratos com hospitais em várias regiões, o que possibilita a realização dos procedimentos mais próximos da população”, afirma a superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso.
O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Correa, ressalta que os resultados obtidos até agora são promissores e a expectativa é de que o número de cirurgias continue aumentando. “Estamos muito satisfeitos. Os números refletem o impacto positivo do programa na vida das pessoas. Com a ampliação da contratualização com hospitais, conseguiremos acelerar ainda mais os atendimentos e reduzir as filas de espera. O ‘MS Saúde – Mais Saúde, Menos Filas’ representa o compromisso do governo estadual em oferecer saúde de qualidade e acessível a todos”, destaca.
O programa atua em diversas especialidades médicas e tem como foco a descentralização dos serviços e o aumento da oferta de atendimentos nos 79 municípios sul-mato-grossenses. A estratégia busca atender à demanda reprimida no Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando mais agilidade, eficiência e humanização no atendimento à população.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News